_Cultura

“Friends” é ofensivo? Jennifer Aniston diz o que pensa da opinião da nova geração

Atriz viveu Rachel Green nas dez temporadas de "Friends", entre 1994 e 2004. Ela opinou sobre a diversidade e sobre o estilo de humor da série em entrevista recente

Jennifer Aniston

Imagem: Reprodução/Warner Bros

Impossível falar do sucesso de Jennifer Aniston na comédia sem citar sua passagem por “Friends”. A atriz viveu Rachel Green nas dez temporadas da série, exibida entre 1994 e 2004. Se ela acha que a série teria o mesmo impacto hoje? Bem, aí é outra história

Aniston disse em entrevista recente à AFP que “a comédia evoluiu” tanto que hoje em dia é um pouco complicado ser engraçado. A atriz argumenta que os jovens de hoje em dia podem considerar o humor de “Friends” ofensivo. 

“[No passado] você podia brincar sobre um fanático e rir – isso era hilário. Tinha a ver com educar sobre como as pessoas eram ridículas”. “E, agora, não temos permissão para fazer isso”, explica.

A atriz ainda complementa: “Há toda uma geração de pessoas, crianças, que agora estão voltando aos episódios de ‘Friends’ e os consideram ofensivos”, acrescentou Aniston. “Houve coisas que nunca foram intencionais e outras… bem, deveríamos ter pensado nisso – mas não acho que houve uma sensibilidade como há agora.”

A falta de diversidade em “Friends”

A integrante do elenco Lisa Kudrow (que viveu Phoebe Buffay), ganhou as manchetes ao dizer que se o programa voltasse ou fosse retomado “não seria um elenco totalmente branco”.

Falando ao The Daily Beast no ano passado, a atriz disse que os criadores, David Crane e Marta Kauffman, “não tinham nada a ver” com a missão de contar histórias sobre pessoas de cor, devido às próprias origens.

“Bem, eu sinto que foi um programa criado por duas pessoas que foram para Universidade Brandeis e escreveram sobre suas vidas depois da faculdade”, disse Lisa Kudrow. “E especialmente para shows, quando vai ser uma comédia baseada em personagens, você escreve o que sabe. Eles não devem escrever histórias sobre as experiências de ser uma pessoa de cor”.

Vale lembrar que todos os seis personagens principais de “Friends” eram brancos, e o programa raramente apresentava atores negros em papéis de destaque em 10 temporadas e 236 episódios. Durante a exibição da série, nomes como Lauren Tom, Gabrielle Union, Mark Consuelos e Craig Robinson apareceram no programa em pequenos papéis coadjuvantes, enquanto Aisha Tyler, a atriz negra mais presente, estrelou apenas nove episódios.

A criadora Marta Kauffman, anunciou em julho passado [via Variety] que estava tão “envergonhada” e se sentia tão “culpada” pela falta de diversidade em “Friends”, que doou US$ 4 milhões destinados para estudos africanos e afro-americanos na Universidade Brandeis — onde se graduou. O programa “apoiará um acadêmico distinto com concentração no estudo dos povos e culturas da África e da diáspora africana”.

“Friends” acompanha a vida de seis jovens amigos vivendo em Nova York. As 10 temporadas podem ser assistidas no HBO Max.

Sair da versão mobile