“Friends” é ofensivo? Jennifer Aniston diz o que pensa da opinião da nova geração

Atriz viveu Rachel Green nas dez temporadas de "Friends", entre 1994 e 2004. Ela opinou sobre a diversidade e sobre o estilo de humor da série em entrevista recente
Jennifer Aniston
Imagem: Reprodução/Warner Bros

Impossível falar do sucesso de Jennifer Aniston na comédia sem citar sua passagem por “Friends”. A atriz viveu Rachel Green nas dez temporadas da série, exibida entre 1994 e 2004. Se ela acha que a série teria o mesmo impacto hoje? Bem, aí é outra história

Aniston disse em entrevista recente à AFP que “a comédia evoluiu” tanto que hoje em dia é um pouco complicado ser engraçado. A atriz argumenta que os jovens de hoje em dia podem considerar o humor de “Friends” ofensivo. 

“[No passado] você podia brincar sobre um fanático e rir – isso era hilário. Tinha a ver com educar sobre como as pessoas eram ridículas”. “E, agora, não temos permissão para fazer isso”, explica.

A atriz ainda complementa: “Há toda uma geração de pessoas, crianças, que agora estão voltando aos episódios de ‘Friends’ e os consideram ofensivos”, acrescentou Aniston. “Houve coisas que nunca foram intencionais e outras… bem, deveríamos ter pensado nisso – mas não acho que houve uma sensibilidade como há agora.”

A falta de diversidade em “Friends”

A integrante do elenco Lisa Kudrow (que viveu Phoebe Buffay), ganhou as manchetes ao dizer que se o programa voltasse ou fosse retomado “não seria um elenco totalmente branco”.

Falando ao The Daily Beast no ano passado, a atriz disse que os criadores, David Crane e Marta Kauffman, “não tinham nada a ver” com a missão de contar histórias sobre pessoas de cor, devido às próprias origens.

“Bem, eu sinto que foi um programa criado por duas pessoas que foram para Universidade Brandeis e escreveram sobre suas vidas depois da faculdade”, disse Lisa Kudrow. “E especialmente para shows, quando vai ser uma comédia baseada em personagens, você escreve o que sabe. Eles não devem escrever histórias sobre as experiências de ser uma pessoa de cor”.

Vale lembrar que todos os seis personagens principais de “Friends” eram brancos, e o programa raramente apresentava atores negros em papéis de destaque em 10 temporadas e 236 episódios. Durante a exibição da série, nomes como Lauren Tom, Gabrielle Union, Mark Consuelos e Craig Robinson apareceram no programa em pequenos papéis coadjuvantes, enquanto Aisha Tyler, a atriz negra mais presente, estrelou apenas nove episódios.

A criadora Marta Kauffman, anunciou em julho passado [via Variety] que estava tão “envergonhada” e se sentia tão “culpada” pela falta de diversidade em “Friends”, que doou US$ 4 milhões destinados para estudos africanos e afro-americanos na Universidade Brandeis — onde se graduou. O programa “apoiará um acadêmico distinto com concentração no estudo dos povos e culturas da África e da diáspora africana”.

“Friends” acompanha a vida de seis jovens amigos vivendo em Nova York. As 10 temporadas podem ser assistidas no HBO Max.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas