Fungicida matador de amebas recebe nome de Keanu Reeves
Nada de Matrix ou John Wick. Agora, o ator Keanu Reeves será lembrado por um composto matador de fungos. Bom, pelo menos, entre os cientistas.
Pesquisadores do Instituto Leibniz de Pesquisa de Produtos Naturais e Biologia de Infecções, na Alemanha, nomearam uma arma usada no combate ao fungo Botrytis cinerea em homenagem ao artista.
Esse fungo pode afetar mais de 200 tipos de frutas e vegetais, incluindo morangos e uvas. Ele causa podridão das plantas, deixando-as repletas de mofo de cor acizentada.
As keanumicinas, como foram chamadas, resolvem o problema. Elas foram obtidas a partir de bactérias do gênero Pseudomonas, encontradas no solo e na água. Tais microrganismos usam o composto para combater amebas que tentam se alimentar delas.
Os cientistas perceberam que, além das amebas, as keanumicinas também poderiam aniquilar fungos. Basicamente, os compostos geram buracos na superfície deles, causando sua morte. Uma cena parecida com a do famoso matador de aluguel John Wick.
Segundo os pesquisadores, tais compostos podem ser uma alternativa acessível e ecologicamente correta aos produtos químicos usados na agricultura para matar fungos. O estudo completo foi publicado no Journal of the American Chemical Society.
E não para por aí: a substância parece combater até mesmo fungos que infectam humanos, como o Candida albicans – responsável pela candidíase. Isso deve ajudar cientistas no desenvolvimento de tratamentos antifúngicos para serem utilizados na população.
Dentro de uma era em que os patógenos estão criando resistência a diferentes medicamentos, é sempre válido ter novas alternativas. Se os remédios foram tão eficientes quanto Reeves é no cinema, estaremos a salvo.