Uma gata da cidade de Barbacena, em Minas Gerais, pode ser a mais velha do mundo. Atualmente a gata reconhecida como a mais velha do mundo é a britânica Flossie, de 27 anos. Agora, a família tenta juntar R$ 4 mil para reunir a documentação e reconhecer o título no Guinness World Records.
A família da gata Esmeralda explicou ao G1 que ela foi adotada em 1995. Apesar disso, na primeira carteira de vacinação da gatinha a data de nascimento está registrada como 1º de dezembro de 1994.
Em resumo, o processo de inscrição envolve várias etapas para garantir que os recordes sejam precisos e verificáveis. Por último, a pessoa deve enviar as provas on-line e sua tentativa será revisada. Estima-se que o processo todo pode levar até 12 semanas após o pagamento de taxas.
A expectativa de vida de um gato varia entre 12 e 18 anos, o que deixa a Esmeralda 11 anos mais velha que as melhores previsões dos veterinários, o que equivaleria a cerca de 120 anos dos seres humanos.
“Saímos para ir ao mercado e na volta vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda quem escolheu foi a minha sogra, devido aos olhos verdes”, explicou Maria Eliza, atual tutora.
A tutora explica que a personalidade da gatinha é brincalhona e fã de cafuné. Esse jeito amoroso fez o animal conviver de perto com boa parte da família e se tornar uma integrante importante na vida de todos.
“Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem. Criamos um imenso amor por ela”, disse Maria Eliza.
Caso britânico no Guinness
Atualmente, o Guinness reconhece a gatinha britânica Flossie como a mais velha da sua espécie. Ela nasceu em 1995, um ano depois da idade que acredita-se que a gata brasileira tenha.
O registro do gato que mais viveu no mundo pertence ao norte-americano Creme Puff.
Ele foi um gato que viveu 38 anos e 3 dias. Nascido no Texas, ele morava com o seu dono, Jake Perry no Texas, EUA. Puff nasceu em 3 de agosto de 1967 e morreu no dia 6 de agosto de 2005.