Gatos reconhecem a “voz de bebê” de seus donos
Os gatos são considerados seres apáticos e pouco sociáveis. Porém, se você tem um pet em casa, sabe que a história não é bem essa. Os felinos sabem quando o tutor está falando com eles e podem até mesmo reagir aos comandos.
Pelo menos, foi isso que mostraram cientistas da Universidade de Paris Nanterre, na França. Em um novo estudo publicado na revista Animal Cognition, a equipe observou como 16 gatos responderiam ao serem apresentados a frases pré-gravadas de seus tutores e estranhos.
Cada pessoa gravou os áudios em dois tons de voz: fazendo “vozinha de bebê”, como se estivesse falando com o gato, e em tom normal, como se estivesse se dirigindo a outro humano. “Você quer brincar?” e “até mais tarde” foram algumas das falas registradas.
Cientistas sabem que a voz de bebê é compreendida por cães, pode ajudar no desenvolvimento infantil e até mesmo fortalece o vínculo entre casais. Por outro lado, pesquisadores ainda não haviam focado as atenções nas respostas dos gatos a essa voz.
Independente do tom usado, os gatos raramente respondiam aos estímulos de estranhos. Por outro lado, 10 dos 16 animais reagiram ao ouvir a voz de seus tutores quando esses usavam a voz fina, mas não quando falavam “normal”.
Os felinos utilizaram formas sutis para mostrar que estavam prestando atenção no áudio de seus donos, balançando a cauda, girando as orelhas ou parando de se limpar. Esses comportamentos não foram vistos diante da fala de estranhos, o que sugere um vínculo entre animal e humano.
Se você, leitor, é um tutor de gato, saiba que o animal te enxerga além de uma simples fonte de alimento e abrigo. Não hesite em falar com seu pet usando uma voz diferente, isso apenas reforçará a relação de vocês dois.