O serviço de banco de images Getty, utilizado por milhares de publicações editoriais e agências de publicidade, passará a proibir fotos de modelos que foram editadas para se parecerem mais magras ou gordas. A decisão, no entanto, não é pelo simples senso crítico contra o padrão de beleza inalcançável. Na verdade, a Getty passará a cumprir uma legislação francesa que obriga que clientes que utilizem imagens comerciais na França alertem se o formato do corpo de um modelo foi retocado.

• Um dia o Photoshop pode te deixar copiar instantaneamente o estilo de outra foto
• 10 truques do Photoshop para arrumar as suas piores fotos

Tecnicamente, as imagens ainda podem ser Photoshopadas, mas será preciso colocar um aviso sobre a edição da imagem. A multa para quem desrespeitar a nova regra na França pode chegar a € 37.500, ou cerca de R$ 140 mil, e passa a valer a partir do dia 1º de outubro. A iniciativa da Getty, por um lado, já evita a utilização desse tipo de foto e deve reverberar pelo mundo todo.

Outra regra prevista na legislação francesa é de que as modelos precisarão passar pelo aval de um médico, declarando que elas não estão perigosamente abaixo do peso. De acordo com a ministra da saúde da França, Marisol Touraine, “expor pessoas jovens a imagens de corpos normativos e irrealistas leva a uma crença de auto-depreciação e baixa auto-estima”.

Outras alterações na aparência de modelos ainda serão permitidas, de acordo com o comunicado liberado pela Getty. Mudanças na cor do cabelo, formato do nariz, retoques na pele e retirada de imperfeições “estão fora do escopo da nova lei e ainda são aceitáveis”. O trecho é curioso justamente pela foto utilizada pelo banco de imagens no anúncio oficial sobre as novas regras, que mostra uma mulher com a pele toda retocada pelo Photoshop.

Questionada pelo DPreview sobre o impacto da nova lei no atual catálogo de imagens, a Getty afirmou que “alterar o formato do corpo de uma modelo é bem raro na fotografia comercial […] e por isso é provável que afete um pequeno número das imagens de nossa coleção”.

[PetaPixel]

Imagem do topo: Getty