_Gmail

Ex-designer do Gmail lança extensão que simplifica totalmente o visual do e-mail

Quinze anos de amontoado de funcionalidades deixou o Gmail meio desorganizado e sobrecarregado para alguns usuários, incluindo Michael Leggett, que foi líder de design de produto do e-mail entre 2008 e 2012. Então, quem seria melhor para ajudar o Gmail a voltar para suas raízes simples? Sua extensão gratuita para o Chrome, Simplify, faz exatamente […]

Visual do Gmail com a extensão Simplify

Quinze anos de amontoado de funcionalidades deixou o Gmail meio desorganizado e sobrecarregado para alguns usuários, incluindo Michael Leggett, que foi líder de design de produto do e-mail entre 2008 e 2012. Então, quem seria melhor para ajudar o Gmail a voltar para suas raízes simples? Sua extensão gratuita para o Chrome, Simplify, faz exatamente isso, tirando todo o excesso do Gmail e mantendo apenas o mais básico e as funções importantes – além de atalhos mais diretos.

Alguns devem amar a aparência minimalista, enquanto outros irão sentir falta de todas as funcionalidades extras que o Google lançou com o passar dos anos.

Leggett, que também cofundou o aplicativo Inbox, decidiu lançar o Simplify no dia seguinte do aniversário de 15 anos do Gmail, quando o Google anunciou a chegada do agendamento de e-mails.

Com o Simplify ativado, as barras laterais da direita e esquerda ficam escondidas, enquanto o botão para novas mensagens é realocado para o lado inferior esquerdo da sua janela. Uma barra de atalhos fica na parte de cima da interface, acima das suas mensagens, dá acesso rápido a todas as funções básicas de e-mail que você não quer ficar procurando, e a estética limpa é auxiliada pela remoção do logo do Gmail – que não fica mais no lado superior esquerdo da janela.

Dá para ver alguns problemas de formatação em telas de alta resolução, incluindo grandes lacunas brancas dos dois lados da lista de mensagens. O layout, de fato, fica mais limpo, facilitando o foco na navegação dos e-mails, mas me tornei dependente de outros serviços do Google desde o lançamento do Gmail – na prática, senti falta de acessá-los rapidamente a partir da minha caixa de entrada.

Mas vale a pena testar, afinal, o gosto de cada um é diferente – pode ser que você tenha odiado as novas funcionalidades que o Gmail lançou, e essa extensão remove tudo de uma vez.

[Simplify]

Sair da versão mobile