O Google anunciou recentemente que o Gmail seria capaz de escrever alguns e-mails para você. Ou de pelo menos completar as frases batidas que a gente costuma escrever nas mensagens.

O truque viria com o Smart Compose, uma inteligência artificial capaz de preencher automaticamente informações nos e-mails que você escreve. Ele estava disponível em inglês, mas a partir desta terça-feira (9), quatro novos idiomas serão contemplados: português, espanhol, francês e italiano.

• Conheça algumas alternativas ao Inbox do Google, que vai fechar em breve
• O Google vai possibilitar que você desligue as respostas inteligentes do Gmail

Para usar o Smart Compose, basta pressionar a tecla tab para acrescentar o texto de preenchimento automático à sua mensagem, que aparece automaticamente, conforme você escreve.

Segundo o Google, a novidade será liberada aos poucos e estará disponível para todos os usuários ao longo dos próximos meses. Por enquanto, ela só funciona no Gmail do computador, nada de autocompletar no smartphone (pelo menos, por lá, nossos teclados já manjam dessa função).

A companhia diz que o recurso não identifica o estilo de escrita de cada usuário, mas vai aprendendo de acordo com o contexto das mensagens. Isso significa que quanto maior for uma conversa, mais provável surgir sugestões precisas.

No comunicado enviado à imprensa, o Google disse que a ferramenta, além de agilizar a troca de e-mails, dá mais confianças às pessoas “já que palavras sugeridas seguem as regras gramaticais e de ortografia da Língua Portuguesa”. Que bom.