O que o Google Assistant, evolução do Now, é capaz de fazer em português
O Google Assistant, anunciado em maio durante a conferência I/O, promete ser a evolução do Google Now em forma de chatbot que aprende com seus hábitos. Ele foi lançado em setembro apenas em inglês, mas agora está disponível em nosso idioma também.
• Google, inteligência artificial e privacidade
O assistente pode ser encontrado no Google Allo, app de mensagens para se comunicar com seus amigos e com a inteligência artificial da empresa. Ele também está presente nos smartphones Pixel, que o Google ainda não lançou no Brasil; e deve chegar a mais dispositivos em 2017.
Você abre o Allo no Android ou iPhone, toca em Google Assistant e o bot explica o que faz. Toque em “Continuar”, autorize (ou não) que ele saiba sua localização, e ele sugere o que pode fazer. Isso inclui:
– respostas: isto é a busca do Google, para você fazer perguntas como “quantos anos tem o presidente dos EUA” ou “quem inventou a câmera?”. O Assistant sugere buscas relacionadas para você se aprofundar no assunto em questão.
– clima: é possível fazer perguntas como “vai chover amanhã?”, “e neste fim de semana?”, “como está o tempo agora?”, “faz calor em Paris?”, entre outros.
– passeios: o Assistant pode recomendar filmes, restaurantes, bares e hotéis nas proximidades. Por exemplo, peça para ver os filmes em cartaz, selecione um deles e toque em “horários de exibição” para ver uma lista dos cinemas nas proximidades.
Ou, se você quiser saber de restaurantes, surgem opções para obter rotas ou ver o cardápio no site oficial.
– viagens: o Google Voos informa datas, horários e preços de passagens de avião, e está embutido no Assistant. Ele também exibe status de voos e sugere pontos turísticos, restaurantes, hotéis e caminhadas.
– traduções: o Assistant vem com Google Tradutor embutido. Isso significa que você pode perguntar “como se diz ‘você é bonita’ em francês?”, ou tirar foto de uma placa em outro idioma e pedir para o assistente traduzir.
– ações: esta é a parte do Allo/Assistant que interage com outros apps do seu celular. Ele pode configurar alarmes, mostrar os próximos compromissos de sua agenda, exibir imagens guardadas no Google Fotos, trazer seus e-mails mais recentes, e mais. Para realizar qualquer ação, ele abre o app correspondente. (No momento, o Assistant não conversa com apps que não sejam do Google – ele não consegue chamar um carro do Uber, por exemplo.)
– notícias: o Assistant diz que pode “entregar as principais notícias de todos os lugares do mundo”, mas ainda não se sai muito bem. Pergunte por “notícias de economia” ou “notícias de tecnologia”, e ele vai apenas fazer uma busca na web e exibir o primeiro resultado (nos dois casos, o site do G1). Eu esperaria um resumo das principais notícias do dia, como a Cortana faz.
– esportes: é possível saber quando será o próximo jogo do seu time, a escalação atual, o placar de campeonatos, entre outros. No entanto, ele não sabe ainda trazer notícias sobre seu time favorito.
– diversão: o Assistant promete trazer “imagens engraçadas, vídeos e piadas”. Ele pode exibir fotos de gatinhos, achar um vídeo engraçado na web, ou contar piadas como esta:
– jogos: há quatro categorias de jogos no Assistant. Você pode brincar direto no bate-papo (tentando adivinhar o título de um filme a partir de emojis, por exemplo); testar seu conhecimento respondendo a perguntas; interagindo com Google Doodles antigos; e até mesmo jogar Paciência ou jogo da velha.
– bater papo com o assistente: sabe quando você faz perguntas bobas para a Siri, ou pede para a Cortana contar uma piada? O Google Assistant tem algo parecido.
Você também pode ativar todos esses recursos do Assistant dentro de uma conversa com seus amigos. Para tanto, basta digitar “@google” e sua pergunta.
Além disso, o Allo agora oferece Respostas Inteligentes em português: ou seja, você recebe sugestões do que dizer com base no contexto da sua conversa. Vale lembrar que, como a inteligência artificial está analisando o que você diz, seu bate-papo não é totalmente criptografado. A ideia é recolher e analisar o máximo de dados possível sobre você, incluindo locais visitados e preferências.
O Google Assistant certamente já é capaz de fazer bastante coisa em português, mas será o bastante para convencer você a usar o Allo para suas conversas?