A ferramenta Google Assistente recebeu uma atualização na última semana que traz uma nova opção de voz em português. Agora, além da tradicional voz feminina,  foi adicionada uma masculina. 

A voz feminina clássica do Google foi batizada de “Vermelho”, enquanto a nova voz foi batizada de “Laranja”. A empresa afirmou em comunicado que a razão da escolha é evitar estereótipos de gênero que “costumam ser associados a assistentes virtuais, as opções de vozes serão classificadas em cores, no lugar de gênero”.

Como configurar

Para alterar o som da fala, basta ir no aplicativo do Google, clicar em sua foto de perfil e acessar “Configurações”. Acesse “Google Assistente”, clique na opção “Voz do Assistente” e depois acesse a opção “Laranja” se quiser conferir a nova voz ou “Vermelho” caso prefira continuar com a clássica.

 

Você pode optar por pedir diretamente para o Google Assistente para te mostrar a opção de alterar a opção no seu smartphone. Para isso, basta dizer “ok Google, mudar voz do assistente”, que o sistema mudará imediatamente a voz do assistente.

Assine a newsletter do Gizmodo