O Google Assistente finalmente ficará mais fácil de se usar, segundo o Google. Apenas alguns dias depois de a empresa anunciar que o assistente virtual agora funcionava com mais de cinco mil dispositivos, a companhia diz que o Assistente em breve vai não só soar mais natural como você também poderá ter uma conversa com ele.

• Google quer te ajudar a ser menos viciado em smartphone
• Google enfim lança o Android Things — mas o que é isso?

Alguns novos recursos foram anunciados para o Assistente durante seu keynote no Google I/O. A empresa apropriadamente batiza sua nova funcionalidade de “Conversa Contínua”. Parece um pouco assustador, porque o Google diz que o Assistente sabe quando você está falando com ele e responde devidamente. Para alguns, isso pode soar como se o Google estivesse te ouvindo o tempo todo depois de você falar a palavra de ativação.

Para outros, a capacidade de conversar com o Google Assistente de forma mais parecida com como conversariam com uma pessoa deve tornar a ferramenta muito mais fácil de usar e, consequentemente, mais útil. O update é também um sinal de que, quanto mais úteis as assistentes virtuais se tornam, mais preocupações com privacidade vão surgir.

Imagem: Google

Além desse novo recurso de conversa, o Google também está atualizando a maneira como o Assistente soa. Basicamente, ele agora deve parecer menos um robô, graças a uma inteligência artificial atualizada. O Google também vai acrescentar seis novas vozes, e, por alguma razão, a voz de John Legend também será incorporada ao Assistente ainda neste ano “em certos contextos”. Ademais, o assistente virtual, em breve, vai tentar ensinar crianças a serem educadas com um novo recurso opcional chamado “Por Favor”. Isso significa que, se você pede educadamente que o Assistente faça algumas coisas, ele vai responder de forma igualmente educada. Afinal, ter modos é essencial quando estamos falando com máquinas.

Imagem: Google

Embora esses recursos não sejam necessariamente novos, o Google exibiu uma série de recursos visuais para o Assistente — coisas como ver uma central de controle quando você pede para ajustar seu termômetro inteligente ou ver uma imagem de uma cantora quando você faz uma busca por voz sobre ela.

Haverá também uma integração visual do Assistente com o Google Maps. Muitas dessas atualizações foram anunciadas no começo deste ano, e algumas já estão rolando. Mas o Google está promovendo os primeiros displays inteligentes com o Assistente, feitos por Lenovo, JBL e LG, que chegam às lojas em julho.

Por fim, o Google nos mostrou um recurso de chamadas robô estranho mas futurista para o Assistente que ainda está sendo desenvolvido. Ele se chama Duplex. A empresa exibiu uma demonstração em que o Google Assistente ligava para e conversava com humanos no outro lado da linha para fazer coisas básicas, como marcar um horário no cabeleireiro ou fazer uma reserva em um restaurante. O Google não revelou quando essa nova funcionalidade será lançada, mas disse que outros updates para o Assistente serão liberados nas próximas semanas.

Imagem do topo: Google