O Google Assistente ganhou, na semana passada, um recurso para que os usuários ouçam notícias de alguns veículos a partir do Google Assistente, em português. A funcionalidade reproduzirá o resumo de algumas empresas, entre elas a CBN, Estadão, Jovem Pan, Litoral FM, O Globo, Rádio Globo, Veja e Terra.

• Google Assistente ganha atualização, com melhor suporte para toque e visuais mais ricos
• Agora você pode definir rotinas no Google Assistente

Para ouvir as principais notícias do dia, basta dizer “Ok, Google, ouvir as últimas notícias” ou pedir o resumo de uma fonte específica, dizendo “Ok, Google, ouvir as últimas notícias do [Veículo]”.

As notícias não são lidas na voz do Google. Cada veículo tem um programa exclusivo com seu resumo e suas próprias vozes. A duração também varia de jornal para jornal; é bem parecido com os giros que ouvimos nas rádios.

O Google Notícias, aplicativo agregador da companhia que foi lançado em maio deste ano no Brasil, tem sido um sucesso por aqui. Segundo a empresa, o País figura entre os cinco principais em usuários ativos diariamente.

A iniciativa parece pavimentar o caminho para a chegada de smart speakers como o Google Home ao Brasil. Ainda é um movimento tímido, mas aos poucos a companhia parece preparar o terreno e adicionar as principais funcionalidades para usuários brasileiros.

O recurso já está disponível no Google Assistente no Android, a partir da versão 5.0 Lollipop. No iOS, é preciso ter o aplicativo do Google Assistente.