Google Cast para Áudio: a alternativa do Google para o AirPlay será mais aberta?
O Google anunciou hoje o Cast para Áudio, que dá poderes de áudio semelhantes aos do Chromecast para alto-falantes e barras de som com Wi-Fi. Basicamente, isto parece ser um AirPlay do Google.
Você já sabe como funciona o Chromecast: você abre um app no smartphone, toca no botão Transmitir e o conteúdo dele aparece na TV. O Cast para Áudio funciona de maneira semelhante: abra o app de música, toque no botão Transmitir, e o alto-falante compatível (Cast Ready) vai tocar.
No lançamento, haverá diversos aplicativos compatíveis com a tecnologia: Google Play Música, Rdio, Deezer, Rhapsody, Napster, BeyondPod e muitos outros – nada de Spotify, no entanto.
O Cast para Áudio é compatível com smartphones e tablets rodando Android 2.3 ou superior; dispositivos da Apple rodando iOS 7 ou superior; além de Windows, Mac e Chrome OS.
Esta é uma plataforma fechada que estará disponível apenas em produtos de parceiros – inicialmente LG, Denon e Sony. Essas empresas terão produtos compatíveis “Cast Ready” no segundo trimestre.
O Google nos diz que o Cast para Áudio é compatível com chipsets existentes, e fez parcerias com Broadcom, MediaTek e Marvell. Assim, quando uma fabricante decidir que quer apostar nessa tecnologia, a implementação deve ser fácil.
No entanto, parece que apenas novos produtos vão funcionar com a tecnologia. De acordo com a Sony, não há planos para adicionar compatibilidade a produtos anteriores através de atualizações de firmware.
Além disso, o Google diz que por enquanto não tem planos de criar um dongle que dê poderes de Chromecast a um alto-falante existente, ao se conectar via USB ou HDMI.
O problema do AirPlay, da Apple, é que comprar um alto-falante totalmente novo para tocar músicas sem fio é um pouco excessivo para a maioria das pessoas. A genialidade do Chromecast é que a barreira de entrada é um dongle de US$ 35. As pessoas estarão dispostas a pagar mais ou a atualizar para um dispositivo porque ele tem Cast para Áudio? Provavelmente não.
Dito isto, este pode ser um bom argumento para quem vai comprar um aparelho de som novo. Estou ansioso para ver como o Google amplia esta plataforma de um modo que seja expansivo, em vez de ser apenas mais uma plataforma fechada. [Google Chrome Blog]