A Baidu, o principal mecanismo de buscas da China, planeja lançar seu próprio chatbot ultra responsivo inspirado no ChatGPT, da OpenAI. Uma fonte familiarizada com o assunto disse à agência Bloomberg que o lançamento está previsto para março.
Inicialmente, o serviço será incorporado à busca, a fim de que os usuários tenham resultados “no estilo de conversa”. Na prática, os resultados aparecerão mais “mastigados” ao público, como se fosse uma pessoa dando informação à outra, e não em forma de links enviados como sugestões aos usuários.
A primeira versão chinesa do ChatGPT deve ter como base o sistema Ernie, um modelo de aprendizado de máquina de larga escala que passou por diversos treinamentos nos últimos anos.
O CEO da Baidu, Robin Li, teria dito em reunião interna que o ChatGPT é um exemplo onde a empresa pode assumir a liderança na concorrência ante outras gigantes de tecnologia chinesas. “Estou tão feliz que a tecnologia que estamos pensando todos os dias pode atrair a atenção de tantas pessoas. Isso não é fácil”, teria dito à época.
Nos últimos anos, a companhia tem gasto bilhões de dólares em pesquisa de inteligências artificiais. O objetivo é encontrar e desenvolver tecnologias capazes de fazer a transição do marketing online para recursos mais avançados. O próximo passo deve ser criar uma tecnologia de direção autônoma, disse a fonte.
Grandes companhias como Baidu, Alibaba, Tencent e ByteDance dominam o mercado online da China. Agora, o “Google da China” busca espaço em áreas como publicidade, vídeo e mídia social.
O mercado tem interesse: depois da divulgação do interesse de criar uma ferramenta parecida com o ChatGPT, as ações da Baidu cresceram 5,8%. É o maior ganho intradiário desde dezembro.