China já conta com robotáxis rodando pelas ruas sem motorista
Enquanto os carros da Tesla enfrentam problemas com autoridades americanas, o governo da China ampliou a permissão para que robotáxis rodem pelas ruas sem a presença de um motorista na direção.
A cidade de Pequim concedeu na última terça-feira (22) uma nova licença que permite a dois operadores de robotáxis a utilizarem 10 veículos autônomos cada em uma área de 60 km² em Yizhuang — um subúrbio ao sul da capital chinesa.
Pela primeira vez, a licença dispensa a necessidade de um motorista sentado no banco da frente dos veículos. Porém, conforme ressaltou o China Daily, ainda é necessário um supervisor sentado no banco traseiro do robotáxi, com o objetivo de garantir a segurança.
A China já havia autorizado as empresas Baidu e Pony.ai a oferecer o serviço de táxi comercial totalmente sem motorista em abril deste ano. Porém, a licença ainda exigia que um operador ficasse sentado no banco do passageiro da frente, caso ele precisasse assumir o controle do veículo durante uma emergência.
Em agosto, a Baidu também conseguiu a permissão para oferecer o serviço de robotáxi nas cidades de Chongqing e Wuhan, capital da província de Hubei. Os locais foram autorizados por não serem densamente povoados, assim como por apresentarem estradas novas e largas, que facilitam a operação de sistemas autônomos.
A empresa foi a primeira a investir nesse tipo de tecnologia na China, tendo conduzido testes ao longo de mais de 32 milhões de km de direção autônoma, em mais de 30 cidades. Os veículos contam com radar e câmeras inteligentes, além de possuirem recursos que coletam informações em tempo real sobre o ambiente ao redor e compartilham essa informação com outros carros.
Segundo o TechCrunch, a Baidu espera oferecer o serviço de táxi totalmente autônomo para 65 cidades até 2025 e 100 cidades até 2030.