Como grande parte do país está seguindo as recomendações de ficar em casa devido ao surto de coronavírus, aposto que os planos de Páscoa de muita gente mudaram. Com isso em mente, o Google lançou várias brincadeiras com o tema do feriado, incluindo um Coelhinho da Páscoa que não precisa se preocupar com o distanciamento social, já que usa realidade aumentada para aparecer na sua casa.

Essa criação de realidade aumentada orelhuda e peluda é a última novidade do recurso de animais em realidade aumentada da gigante das buscas, que permite que os usuários visualizem modelos 3D como parte de determinados resultados de pesquisa.



Conforme observado pelo 9to5Google, embora o recurso tenha sido lançado originalmente no ano passado, sua popularidade explodiu nas últimas semanas, já que as escolas fechadas deixaram muitas crianças com tempo livre e muitos pais desesperados para conseguir entretê-las.

Se você procurar “Coelho da Páscoa” no celular, o carinha deve aparecer ao lado da opção “Veja em 3D”. Toque para abrir o modelo 3D. Se seu aparelho tiver suporte (você pode encontrar a lista completa aqui). você terá a opção adicional de “Veja no seu espaço” para criar um coelhinho fofinho de realidade aumentada.

Como na maioria dos recursos de realidade aumentada, os usuários podem configurar o tamanho e a posição do modelo através da tela do telefone, e você pode ver um exemplo do resultado em minha mesa na imagem acima. Ele até ganhou uma gravata borboleta para ficar pronto para o seu grande dia.

A maioria dos termos de pesquisa relacionados à Páscoa também traz alguns outros itens de Natal. Nos EUA, isso incluiu uma série de chefs famosos, respondendo a perguntas comuns sobre culinária e compartilhando pratos da Páscoa. Por aqui no Brasil, parece que não rolou nada disso, já que a minha busca por “bacalhau” mostrou só resultados convencionais.

Mesmo assim, tem também uma exposição imersiva do Google Arts & Culture que mergulha na história das tradições do feriado.

Como alguém que ama curiosidades, achei que a exposição do Google tinha alguns fatos genuinamente interessantes. Por exemplo: Você sabia que os australianos têm um bilby de Páscoa em vez de um coelho? “Que diabos é um bilby?”, você deve estar se perguntando. Eu também não sabia! Eles são uma espécie nativa de marsupiais minúsculos que, ao contrário dos coelhos, não são uma praga no continente há mais de um século.