O Google anunciou um novo serviço de assinatura chamado Google Contributor, que é essencialmente um paywall para publicadores fornecerem conteúdo sem propagandas por uma contribuição de US$1 a US$3.

Bem, conteúdo sem propagandas do Google, no mínimo. Assim como no modelo atual do AdSense, parte da sua contribuição vai para os criadores das palavras, frases e parágrafos que você está lendo e, claro, parte fica com o Google. Mas os anúncios são substituídos por uma caixa pixelada que diz “thank you for being a Contributor”. As informações de pagamento usadas na doação são as qu você tem na sua conta do Google.

Claro, você ainda pode ligar o AdBlock e ter basicamente a mesma experiência livre de anúncios. Então, por que se preocupar? Bem, as pessoas que compram música também poderiam baixá-la de graça (eu tenho uma conta premium no Spotify, admito), então é interessante ver o Google tentando auxiliar os leitores a financiarem os sites que eles mais frequentam, se assim quiserem.

google contributor 2 google contributor 3

De acordo com o Gigaom, o serviço está sendo lançado com dez parceiros, incluindo o Imgur, WikiHow, Science Daily, Urban Dictionary, The Onion e Mashable. O Google está querendo ir devagar para ver como as coisas andam.

Esta não é a primeira vez que empresas tentam descobrir uma maneira alternativa de fazer dinheiro a partir de conteúdo grátis na internet, para além dos anúncios. Este é outro passo na jornada do Google em tentar descobrir novos jeitos de monetizar e entregar certas matérias aos usuários e, consequentemente, se tornar um concorrente forte no mercado de distribuição de conteúdo digital.

E aí, você vai embarcar nessa ou vai continuar ignorando propagandas como sempre? [Google via Gigaom]