No ano passado, o Google comprou a empresa Bump Technologies, criadora de um app que permitia transferir dados esbarrando um smartphone em outro – e sem usar NFC. O app não está mais disponível, mas sua funcionalidade pode retornar em breve.

O Android Police descobriu várias referências sobre o Copresence, serviço que pode integrar alguns recursos do Bump. Se você não conheceu o serviço, o vídeo abaixo explica o que ele era capaz de fazer:



O Copresence também permitiria a você transferir arquivos, fotos, mensagens e outros entre dispositivos iOS e Android que estejam próximos um do outro. Ele funcionaria assim:

Os dois dispositivos, para autenticarem um ao outro, poderiam aparentemente usar informações de localização ou Bluetooth. Isso pode ser algo semelhante ao “whisper”, método de autenticação por ultrassom que o Google usa no Chromecast para permitir que dispositivos se conectem a partir de diferentes redes. Os dados seriam então transferidos por Wi-Fi ou Wi-Fi Direct.

Como lembra o Android Police, isto pode ser parte do recurso Google Nearby, que “permite se conectar, compartilhar e fazer mais com pessoas, lugares e coisas perto de você”. Ele também realizaria ações automaticamente dependendo de onde você está.

Referências ao Copresence e Nearby apareceram na versão mais recente do Google Play, incluindo as imagens acima de smartphones e tablets trocando dados entre si – ou seja, esses recursos devem ser lançados em breve. Ficaremos no aguardo. [Android Police via The Verge]