Google Docs vai dar “bronca” em usuário que não escreve direito
O Google anunciou que vai liberar em breve novos recursos para ajudar usuários a melhorar a qualidade da escrita no aplicativo Docs.
Além das já tradicionais correções ortográficas e gramaticais, o texto também vai receber uma linha ondulada roxa quando o usuário digita palavras impróprias, adota uma linguagem não inclusiva ou não escreve uma frase concisa. Ao selecionar o sublinhado, o programa mostrará uma breve descrição da sugestão, com o usuário podendo aceitar ou rejeitá-la.
A ideia é que o Google Docs faça uma série de sugestões estilísticas e de escrita conforme o usuário está digitando o texto. O sistema de escrita inteligente poderá, por exemplo, vai indicar palavras repetidas ou desnecessárias, sugerir oportunidades de frases com voz ativa, bem como identificar palavras mais eficazes para a situação.
Quando chega ao Google Docs?
A liberação do novo recurso deverá ocorrer de forma gradual nas próximas semanas, até o final do mês de abril, para usuários assinantes dos planos Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus e Education Plus.
Porém, a novidade não estará disponível para os clientes dos pacotes Workspace Essentials, Business Starter, Enterprise Essentials, Education Fundamentals, Frontline, Nonprofits, G Suite Basic e Business. O aviso de palavras inadequadas também não estará acessível nesses planos mais básicos.
As sugestões serão ativadas por padrão — estando disponíveis na aba “Ferramentas” — mas será possível desativá-las a qualquer momento. “Esperamos que isso ajude a elevar seu estilo de escrita e a tornar documentos mais dinâmicos, claros, inclusivos e concisos”, diz o Google em comunicado.
Vale lembrar que, há algum tempo, já era possível instalar complementos no Google Docs que traziam recursos similares de serviços e plataformas de terceiros.