Uma das melhores coisas de estar de volta a Madri é o Museo Nacional del Prado, que tem algumas das pinturas mais fantásticas de todos os tempos. Agora você pode vê-las no Google Earth, a uma estupefaciente resolução de 14 bilhões de pixels.

Ainda que nada seja comparável – no meu caso, a ponto de me deixar arrepiado – a ver na sua frente “Las Meninas” (ou qualquer outra obra-prima de Velázquez), “Los Fusilamientos en la Montaña del Príncipe Pío” ou as “Pinturas Negras” de Goya, isso é o mais perto que você pode chegar delas em qualquer lugar do mundo. Na verdade, você pode chegar muito mais perto do que se estivesse em frente às obras de verdade, a não ser que você queira que um valentão da equipe do museu lhe acerte um taser nas pernas.

As fantásticas imagens têm 14 gigapixels, 1.400 vezes a resolução de uma câmera de 10 megapixels. Como você pode ver nesse vídeo, a Madpixel não usa nenhuma câmera especial, mas uma câmera digital controlada por uma máquina e algoritmos para compensar a deformação e costurar o resultado final. Dar zoom para ver as técnicas dos mestres e os detalhes nas pinturas é de fundir a cabeça. [Veja aqui (requer o Google Earth para alta resolução) via Madpixel]