Google vai tornar o recurso de edição em tempo real do Google Docs mais acessível a deficientes visuais
Ainda há muitas melhorias a serem feitas na internet para torná-la mais acessível, e grande parte disso ainda depende de questões legais complexas, então é bom ver empresas de tecnologia tomarem a iniciativa de incluir recursos de acessibilidade diretamente em seus produtos. Especialmente quando se trata de ferramentas básicas, mas frequentemente utilizadas, como o Google Docs.
Na terça-feira (20), o Google anunciou que está tornando mais fácil o uso do Live Edits – recurso de edição em tempo real do Google Docs — por pessoas com deficiência visual. As atualizações que aparecem na barra lateral do documento agora vão funcionar com tecnologias assistenciais, como leitores de telas e displays em braile, de acordo com um blog post do G Suite.
Os usuários poderão acessar essa atualização por meio do atalho de Ferramentas, selecionando as Configurações de Acessibilidade, e selecionando “Ativar a compatibilidade com o leitor de tela” e “Ativar avisos de colaboradores” no mesmo menu. A novidade começou a ser liberada gradualmente na terça-feira e deve chegar a todos os usuários a partir de 10 de setembro.
Esses tipos de recursos já existem há anos, então é certamente uma iniciativa bem-vinda, porém tardia, para o Google oferecer a toda a sua comunidade a possibilidade de usar seus produtos de forma mais eficiente. Mas é evidente que empresas de tecnologia, não apenas o Google, estão aumentando seus esforços em relação à acessibilidade, garantindo que até mesmo algo simples como uma edição colaborativa do Google Docs não exclua milhões de usuários.