Cientistas encontram golfinho no Mar Báltico falando sozinho
Famosos por sua inteligência, os golfinhos continuam a surpreender os cientistas com seus comportamentos complexos, incluindo a recente descoberta de um deles solitário falando sozinho.
Black Friday
Smartphone Motorola Moto G34 5G 256GB 8GB RAMEm um estudo publicado no dia 31 de outubro, cientistas da Universidade do Sul da Dinamarca revelaram esse fenômeno em um golfinho macho na região do Mar Báltico.
Os cientistas revelaram como descobriram que o golfinho estava falando sozinho – e solitário – após analisarem gravações que captaram milhares de sons feitos pelo golfinho no fundo do mar.
O estudo em um canal entre as ilhas dinamarquesas de Funen e Tåsinge, que incluem o porto de Svendborg. Foi nessa região que o golfinho apareceu, em 2019, e recebeu o apelido de Delle.
Posteriormente, os cientistas descobriram que o golfinho se chamava Yoda, conforme identificação do catálogo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, nascido em 2007, com características fáceis de descobrir.
Mistérios do golfinho falando sozinho
O nome, irrelevante é. Fato é: golfinhos, no mar Báltico, não vivem. Por isso, o golfinho chamou a atenção dos moradores da região, que notaram que o animal agia como se estivesse falando sozinho.
Além de ser visto falando sozinho e pela presença no Mar Báltico, o golfinho intrigou os cientistas devido ao comportamento solitário.
Os pesquisadores usaram microfones submarinos para captar os sons que Delle produzia no porto de Svendborg. Entre dezembro de 2022 e outubro de 2023, os microfones captaram mais de 10 mil vocalizações, incluindo assobios e sons associados a agressões em golfinhos.
As gravações também continham sons que os golfinhos usam para comunicação, sugerindo que Delle estava falando sozinho.
Além disso, Delle emitia sons percussivos e de baixa frequência tonal. De acordo com os cientistas, esses sons auxiliam os processos de navegação e caça.
Os pesquisadores salientaram que o golfinho continuou suas vocalizações mesmo quando os humanos não estavam presentes. Isso indica que ele não estava tentando se comunicar com as pessoas.
Desse modo, os cientistas sugerem que algumas das vocalizações do golfinho podem ter ligação com expressões emocionais, como humanos quando riem sozinhos.
Outra possibilidade é que o golfinho, após se isolar de sua espécie, passa o tempo falando sozinho para lidar com a solidão.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.