Para quem sempre viveu em áreas urbanas, é difícil imaginar o que significa não ter um endereço.  Os desafios são muitos, e vão desde poder utilizar serviços de e-commerce até questões de segurança. Com o objetivo de solucionar isso, o Google firmou uma parceria com o Governo de São Paulo para mapear regiões rurais do estado.

Para criar endereços digitais para cerca de 340 mil propriedades nos 645 municípios do interior de São Paulo, o Google usou a ferramenta Plus Codes, que converte coordenadas de latitude e longitude, fornecidas por satélite, em códigos curtos. Essa tecnologia será incorporada ao sistema interno do Governo do Estado, que irá disponibilizar esses endereços para os mais de 2 milhões de residentes das áreas rurais.

Imagem: Divulgação

Segundo comunicado do Google, o projeto vai facilitar a atuação de empresas privadas, cooperativas e associações de produtores, além de auxiliar na logística e distribuição de produtos agropecuários. Ainda de acordo com a empresa, o mapeamento das estradas vai reforçar a atuação da polícia, oferecendo mais segurança nessas áreas.

O Governo de São Paulo espera já ter nos próximos seis meses uma base de dados extensa, capaz de contribuir para a construção de políticas públicas para diferentes regiões. Como parte do projeto, também serão distribuídos mapas para órgãos estaduais e será feito o compartilhamento de informações com a iniciativa privada para melhorar e universalizar aplicativos de rotas como o Google Maps.

Modelo de placa com endereço da secretaria da Agricultura