Google vence Facebook em corrida para marco histórico da inteligência artificial
Pesquisadores do Google DeepMind estão comemorando um grande avanço em inteligência artificial que vem sendo buscado por mais de 20 anos. A equipe ensinou a um programa de computador o antigo jogo de Go, considerado o mais desafiador para uma inteligência artificial aprender. Não só o programa consegue jogar Go, como ele é muito bom nisso.
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O programa de computador AlphaGo foi desenvolvido pelo Google DeepMind especificamente com a tarefa de vencer jogadores humanos profissionais.
O grupo desafiou Fan Hui – três vezes campeão europeu de Go – para uma série de partidas. E pela primeira vez, o software foi capaz de vencer um jogador profissional em todas as cinco partidas em um tabuleiro normal. A equipe anunciou a descoberta em um artigo publicado na revista Nature.
Coincidentemente, apenas um dia antes de a equipe do Google DeepMind anunciar sua conquista científica, Mark Zuckerberg escreveu um post no Facebook dizendo que a sua equipe de AI está “chegando perto” de alcançar exatamente a mesma coisa.
O CEO escreveu que “o pesquisador responsável, Yuandong Tian, trabalha a seis metros” da mesa dele, e acrescentou: “eu adoro ter a nossa equipe de inteligência artificial perto de mim, para que eu possa aprender com o que eles estão trabalhando”. (A resolução de Zuckerberg para 2016 é criar uma inteligência artificial para controlar a casa dele.)
O concorrente do Facebook para o AlphaGo, do Google, se chama Darkforest. Yuandong Tian divulgou o nome em novembro. Zuckerberg postou este vídeo ilustrando a pesquisa do Facebook:
A história do jogo Go remonta à China antiga, cerca de 2.500 anos atrás. Você coloca pedras pretas ou brancas em um tabuleiro 19 x 19. Quando um jogador cerca qualquer uma das peças do oponente, ela é capturada. O objetivo do jogo é controlar pelo menos 50% do tabuleiro.
É muito difícil para um computador jogar Go porque existem 10^700 variações possíveis do jogo. Em comparação, o xadrez tem 10^60 cenários possíveis.
O avanço alcançado pelo Google DeepMind é importante por várias razões. Em termos gerais, isso terá impacto sobre a maneira em que os computadores analisam uma sequência de ações. Isso vai ajudar os programas de inteligência artificial a navegar através da lógica.
Mais especificamente, isso pode ajudar no reconhecimento facial e em buscas preditivas. Tanto o Facebook como o Google dependem de analisar dados melhor do que outras empresas, e vender produtos que realizam essa análise.
Agora, a equipe do Google DeepMind vai enfrentar o sul-coreano Lee Sedol, considerado o melhor jogador de Go da era moderna. A partida está agendada para março.
A disputa Sedol vs. AlphaGo terá muitas semelhanças com o famoso jogo de 1996 entre Gary Kasparov, mestre do xadrez, e o supercomputador Deep Blue da IBM. Nesse jogo, a inteligência artificial do Deep Blue foi a primeira a vencer um grande jogador profissional de xadrez.
Na partida entre Sedol e AlphaGo, a inteligência artificial do DeepMind terá que lidar com uma árvore de decisões muito maior que o Deep Blue, além de analisar um maior número de movimentos.
[Google Research Blog e Facebook]
Foto por Reilly Butler/Flickr