Há alguns dias, soubemos que o Facebook cancelou o F8, sua conferência anual de desenvolvedores, por medo do coronavírus. Nesta terça-feira (3) foi a vez do Google cancelar a edição de 2020 do Google I/O, um evento anual realizado na Califórnia (EUA) em que a companhia apresenta suas novidades de software para os desenvolvedores.

Em um comunicado no Twitter, o Google disse:

Devido à preocupação com o coronavírus (COVID-19), decidimos cancelar o evento físico deste ano no Shoreline Amphitheatre. É muito triste o fato de que não vamos conseguir reunir nossa comunidade de desenvolvedores, mas a saúde e a segurança de vocês é nossa principal prioridade.

Estamos estudando novas formas de conectar e oferecer suporte para nossa comunidade global de desenvolvedores. Fique ligado. Mais informações em breve

Durante o Google I/O, a empresa costumava apresentar novas funcionalidades do Android, novos recursos do Chrome, dispositivos de hardware (o Google Glass pintou primeiro num desses eventos) e melhorias em serviços de software da companhia, como Google Maps.

Por ora, o Verge informa que quem comprou o tíquete poderá receber o reembolso ou ter prioridade para comprar entradas para edição de 2021.

Em comunicado enviado ao Gizmodo Brasil, o Google informou que “ao longo das próximas semanas buscaremos outras formas de promover o Google I/O para melhor conectar e continuar a construir nossa comunidade de desenvolvedores. Manteremos as atualizações no site Google I/O”.

No calendário de tecnologia, após o Google I/O vem a WWDC (entre 3 e 7 de junho), conferência de desenvolvedores da Apple. Até o momento, não há nenhum relato sobre cancelamento, mas infelizmente parece este deve ser o curso das coisas até que a situação do coronavírus seja controlada.

De acordo com a OMS, já foram confirmados 82.294 casos da doença, sendo que 78.630 estão na China, e o restante, 3.664, em outros países. Ao todo, já foram contabilizadas 2.747 mortes na China e de 57 falecimentos em outros países.

[Google I/O]