O Google Maps tem, há algum tempo, um recurso para visualizar mapas de lugares fechados – como shoppings e aeroportos – no app para Android. Hoje, o Google anuncia o lançamento da ferramenta também para a versão desktop dos Mapas.

Ao todo são mais de 10 mil mapas de lugares fechados. Isso inclui museus, shopping centers, aeroportos, lojas e muitos outros locais enormes onde você precisaria de um mapa. A lista completa pode ser vista aqui.

O Indoor Maps está disponível nos seguintes países: Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Japão, Suiça, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. O Brasil ficou de fora, mas o número de países deve crescer no futuro.

Para acessar os mapas basta entrar no Google Maps e ir até um dos lugares que contam com os mapas internos. Depois, basta dar zoom máximo na construção até você “entrar” nela e conseguir ver o mapa detalhando onde fica cada coisa dentro de um aeroporto, loja, restaurante ou o que for. Mas cuidado para não dar muito zoom, ou você chega ao Street View!

Por mais que mapas internos sejam mais úteis em um smartphone do que em um computador – afinal, é mais provável que você queira se localizar dentro de um aeroporto quando estiver nele, e não quando estiver em casa – não deixa de ser uma adição interessante. Ou um bom jeito de desperdiçar tempo, como eu percebi ao perder um tempinho conhecendo o recurso. [Google]


O Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação, em Tóquio


Aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos


Estádio de Wembley, em Londres

Cassino Caesar’s Palace, Las Vegas (EUA)