Muita gente no Brasil está reclamando que o Google saiu do ar: a hashtag #voltagoogle ocupa os trending topics, e por aqui nós tivemos alguma instabilidade ao acessar o site de buscas. O Google saiu do ar para você?

Segundo o G1, os principais serviços do Google – busca, Gmail, Gtalk, Docs, Reader, YouTube – saíram do ar ou sofrem instabilidade para alguns usuários. Você tenta acessar os sites, mas eles não carregam no navegador.



Há muitos relatos desencontrados sobre o problema. Enquanto alguns ainda não conseguem entrar no Google, outros conseguem acessá-lo normalmente. Aqui o Google ficou indisponível por 5 min, mas logo voltou.

Entramos em contato com o Google, e eles não confirmam os problemas enfrentados pelos usuários. Além disso, o Apps Dashboard não indica qualquer instabilidade no Google.

Atualização (17h55): Os serviços do Google estão voltando ao ar para os usuários. Ao G1, Embratel (ligada ao Virtua), Telefónica/Vivo e Oi negam que o problema estaria em seus serviços.

Atualização (18h04): Em declaração oficial, o Google diz que:

Soubemos que alguns usuários tiveram problemas para acessar algumas de nossas ferramentas, mas não encontramos problemas em qualquer serviço até agora. Continuamos monitorando nossos sistemas, e avisaremos sobre qualquer novidade.

Pode ser um problema de DNS? É possível. Alguns usuários recomendam trocar o servidor DNS que você usa para sua conexão. Há um jeito bem fácil de fazer isto: baixe o DNS Jumper para Windows e coloque os servidores DNS que você deseja usar – como o Google Public DNS e o OpenDNS – ou clique em “Fastest DNS” e ele escolhe o mais rápido para você. Depois, clique em “Apply DNS”. (O Lifehacker ensina a mudar o DNS caso você use OS X.)

Isso pode ser necessário caso você não consiga acessar serviços importantes como o Gmail e o Google Docs. Se você precisa usar apenas a busca do Google, acesse-o via http://74.125.139.94/ – ou use alternativas como o Bing.

Isto lembra outro caso, quando um provedor desconhecido derrubou o Google sem querer por meia hora. O problema ocorreu no início de novembro por uma falha de BGP, a “cola da internet” – um protocolo que indica quais endereços IP pertencem a cada rede que forma a internet. O problema afetou até 5% dos usuários no mundo.

Você teve algum problema com o Google hoje? [G1]