Google lança Bard AI para testes nos EUA e Reino Unido após erro na estreia
Nesta terça-feira (21), o Google anunciou o lançamento do Bard AI, um modelo de inteligência artificial concorrente do ChatGPT. A novidade ainda está em fase de testes e, por enquanto, foi liberada apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido.
O Bard funciona de maneira muito parecida com o chatbot da OpenAI, com uma caixa de texto onde o usuário pode escrever suas mensagens na parte inferior e uma tela superior onde são exibidas as respostas geradas por IA.
De acordo com o Google, o Bard deve ser disponibilizado em outras regiões em breve.
Anúncio conturbado
No entanto, o lançamento do chatbot foi um pouco desastrado e fez as ações da Alphabet despencarem. Em um material promocional, um erro em uma informação prestada pelo Bard colocou em dúvida a qualidade do modelo de inteligência artificial do Google.
Após o prompt “Qual descoberta do telescópio James Webb posso contar para meu filho?”, o Bard listou uma série de curiosidades, incluindo que ele fez história ao descobrir o primeiro exoplaneta. A informação estava incorreta.
A reação do mercado foi imediata, e no dia seguinte, a Alphabet registrou queda no valor das ações e uma baixa de US$ 100 bilhões em valor de mercado. Apesar de excelentes ferramentas, os chatbots podem cometer alguns erros e isso não é exclusividade do BardAI. O ChatGPT também é bem suscetível a erros e à disseminação de desinformação.
Na nova versão do modelo, o GPT-4, um dos principais focos da OpenAI foi diminuir a incidência de desinformação. Segundo a empresa, durante o processo de desenvolvimento, foi utilizada, curadoria humana para diminuir ao máximo a incidência de erros.