_Tecnologia

Google Maps vai ajudar motoristas a pagar menos pedágio

Recurso vai tornar possível, inclusive, evitar pedágios. Disponível em 3 países, ainda não há previsão de quando a novidade chegará para usuários brasileiros

Google Maps ajudará motoristas a pagar menos pedágio

O Google anunciou um novo recurso para o Maps que vai informar aos motoristas os preços de pedágios. Antes do início da viagem, o app dirá ao usuário o preço estimado dos pedágios até chegar a um determinado destino.

Segundo a empresa, com a novidade será possível, inclusive, escolher as rotas mais baratas — ou mesmo configurar o Maps para “evitar pedágios”.

A novidade será disponibilizada para usuários do Android e iOS, mas, por enquanto, somente para os Estados Unidos, Índia e Indonésia. Ainda não há informações sobre quando o recurso chegará ao Brasil, mas o Google afirma que mais países receberão a nova função em breve.

Como apontou o TechCrunch, o recurso já tinha sido anunciado pelo Google em abril, mas só começou a funcionar para valer nas últimas semanas. Ao todo, pedágios de quase 2.000 rodovias já foram mapeados.

O usuário do Google Maps poderá ver uma lista com os pedágios a pagar, tendo como base informações confiáveis de órgãos locais. “Analisamos fatores como o dia da semana e quanto o pedágio deve custar no momento específico em que você o atravessará”, disse o Google, em um comunicado.

Vale lembrar que já existem no Brasil recursos gratuitos que calculam o preço a pagar em pedágios em uma determinada rota. Exemplos disso são o site Mapeia ou o aplicativo WikiRota, por exemplo – disponível para Android e iOS.

Sair da versão mobile