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Google se inspira no Tinder e lança função para dar “match” em roupas

Por meio de inteligência artificial, Google vai usar “likes” dos usuários para recomendar roupas que mais combinam com eles, como no Tinder

Google se inspira no Tinder e lança função para dar "match" em roupas

O Google buscou iunspiração no Tinder para criar um novo recurso de recomendação de roupas no buscador. A ideia é permitir aos usuários deslizarem imagens de produtos de moda para a direita ou para a esquerda, a fim de receber recomendações personalizadas de itens, conforme o gosto pessoal.

Ao pesquisar por itens de vestuário específicos, como “camisa polo masculina”, o aplicativo do Google mostra uma nova seção chamadas “recomendações de estilo”. Lá, é possível classificas os resultados com um joinha para cima ou para baixo, ou deslizando para a esquerda ou para a direita, como no Tinder.

Caso não tenha certeza sobre o produto, também é possível pular o resultado. Depois de classificar um certo número de produtos, o Google vai passar a exibir resultados personalizados, de acordo com os itens avaliados de forma positiva.

Imagem: Google/Divulgação

Mesmo se não encontrar a roupa perfeita, o Google dá a opção de classificar mais itens para exibir resultados diferentes. Vale mencionar que o buscador armazena as preferências. Portanto, ao pesquisar novamente por camisa polo masculina, vão aparecer recomendações de produtos com base nos gostos indicados anteriormente.

Em situações nas quais o usuário classifica um produto positivamente por engano, o Google permite gerenciar as preferências em um menu dedicado. Basta tocar nos três pontos, ao lado de um resultado, e selecionar a opção “sobre este resultado”.

“Tinder de roupas” do Google pode ser solução para fim dos cookies

A nova função de dar “match” em roupas pode ser uma forma do Google fazer sugestões personalizadas, sem depender dos cookies do navegador. No início deste ano, a empresa começou a encerrar o suporte a cookies de terceiros no Chrome, como havia prometido no início de 2023.

Os cookies têm função de rastrear o comportamento online dos usuários. São eles, por exemplo, que decidem quais propagandas vão aparecer em sites, de acordo com o perfil e histórico de navegação de cada pessoa.

Ao indicar os produtos preferidos, o Google tem acesso aos gostos dos usuários, sem rastreá-los por completo.

Por enquanto, o recurso está disponível para usuários do Google nos EUA e ainda não há previsão de lançamento para outros países. A ferramenta pode ser acessada pelo aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS).

Google quer melhorar experiência de compra com IA

Essa atualização de recomendações de roupa chega para fortalecer o Google em meio à competição de desenvolvimento de recursos alimentados por inteligência artificial. Na corrida, também estão presentes empresas como Amazon e Walmart, que trabalham para aprimorar a experiência de compra dos usuários.

Segundo o Google, as pessoas compram pelo buscador mais de um bilhão de vezes por dia e veem mais de 4,5 bilhões de produtos nos resultados. A empresa ainda revelou que atualiza mais de dois bilhões de anúncios a cada hora com as informações mais recentes sobre preços, disponibilidade em estoque e detalhes de envio.

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