Existem várias maneiras de usar seu telefone para pagar coisas: você pode usar seu rosto, sua impressão digital, uma senha e, agora, sua voz.

O Google lançou um programa piloto limitado que permitirá que algumas pessoas façam compras sem precisar usar nada além de sua voz, de acordo com o Verge. Você só pode fazer compras na loja Google Play e em restaurantes, o que parece ajudar a limitar compras acidentais.

Infelizmente, o recurso Voice Match (algo como Correspondência de Voz, em tradução livre) não está ativado no meu telefone, mas há uma página de ajuda do Google Assistente que orienta no processo de configuração, se você achar que tem o recurso no seu telefone.

O Android Police localizou o recurso originalmente e também fornece um guia passo a passo (melhor que o do Google) para ver se você tem a funcionalidade. A empresa confirmou ao Android Police que se trata de um teste. É possível que o Google planejasse anunciar em seu evento Google I/O 2020, que foi cancelado devido à pandemia.

Telas do recurso de captura de voz. Crédito: Android Police

Crédito: Android Police

Se você conseguir acessar a tela de configuração, fique esperto com a mensagem que o Google diz: “Alguém com voz ou gravação semelhante pode confirmar as compras nos dispositivos nos quais você está conectado”.

Este recurso pode ser muito bem utilizado por pessoas com deficiência, que poderiam ter problemas para confirmar uma compra via impressão digital ou reconhecimento facial. No entanto, este aviso deixa claro que o recurso Voice Match é a opção menos segura entre as três. Como observa o Google, pode ser fácil alguém enganar seu assistente para pensar que é sua voz.

Parece que seria fácil e inteligente adicionar outra medida de segurança, como a Alexa, da Amazon, que oferece a opção de configurar um número PIN ativado por voz para confirmar as compras.

Tem um episódio de Star Trek: The Next Generation (Jornadas nas Estrelas: A Nova Geração) que mostra claramente o pior cenário possível para algo assim: Data toma controle da Enterprise imitando a voz do capitão Picard e bloqueia toda a equipe do computador com uma criptografia numérica longa.

Embora eu não ache que alguém será bloqueado das contas do Google ou Amazon da mesma maneira, qualquer pessoa na sua casa com uma gravação da sua voz, especialmente quando você diz seu número PIN, pode comprar coisas usando as informações do seu cartão de crédito.

As assistentes de voz não são tão seguras em geral. Os profissionais que lidam com informações confidenciais de clientes foram aconselhados a desligar seus alto-falantes inteligentes enquanto trabalham em casa; os funcionários do Google ou da Amazon podem estar ouvindo suas gravações, mas você não tem ideia se as empresas estão mesmo fazendo isso ou não.

Você sempre pode alterar as informações do cartão de crédito e da senha, caso sejam roubadas, mas nunca poderá recuperar sua dignidade de descobrir que alguém o ouviu confirmando compras de adultos.