A Apple liberou nesta quarta-feira (20) o iOS 13.5, com atualizações relacionadas à pandemia de COVID-19. São duas adições relacionadas com o novo coronavírus: o cancelamento de tentativa de desbloqueio no FaceID quando detectar uma pessoa com máscara e a inclusão da API de Notificação de Exposição desenvolvida em conjunto com o Google.

As mudanças no FaceID são simples. A partir de agora, quando o sistema de reconhecimento facial do iPhone ou iPad detectar que o usuário está usando uma máscara, ele não realizará a tentativa de desbloqueio e irá mostrar rapidamente o teclado para a inclusão da senha.

Antes dessa atualização, quando a pessoa levantava o celular ou arrastava a tela de bloqueio, o celular tentava reconhecer o rosto e demorava para mostrar o teclado para digitar a senha.

O iOS 13.5 também traz a API de Notificação de Exposição, que foi desenvolvida em conjunto com o Google e oferece uma opção para que autoridades criem aplicativos de rastreamento de contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A atualização por si só não funciona de forma independente, ou seja, é preciso ter um aplicativo desenhado especificamente para fazer isso. Apesar disso, há detalhes sobre o Registros de Exposição na seção de Privacidade dos Ajustes do sistema.

A API de Notificação de Exposição funciona ao utilizar o Bluetooth para se comunicar com dispositivos de pessoas próximas a você. É guardado um registro dessas comunicações e, se alguém avisar que esteve infectado, as pessoas que estiveram próximas nos últimos dias receberão uma notificação.

Em comunicado, Apple e Google explicam que “o que construímos não é um app; as agências de saúde pública vão incorporar a API em seus próprios aplicativos”.

De acordo com o Engadget, 22 países nos cinco continentes já solicitaram e receberam acesso à API.

O uso do sistema é opcional e cada usuário decide se permite ativar a tecnologia. Há uma opção no iOS para ativar ou desativar a plataforma. informar isso no app criado pelas autoridades de saúde, e app não coletará nem utilizará o local do dispositivo. As duas empresas afirmam que irão desligar a API após o fim da pandemia.

Entre outras novidades do iOS 13.5 e iPadOS 13.5 estão a possibilidade de desativar o recurso “proeminência automática” nas chamadas de vídeo, que ampliava a pessoa que estava falando e correção de vulnerabilidades.

As atualizações estão sendo liberadas para todos os usuários. Você pode checar se ela já chegou no seu dispositivo indo até o Ajustes > Geral e Atualização de Software.

Para dispositivos que não suportam o iOS 13, a Apple liberou o iOS 12.4.7 com correções de segurança.