A corrida espacial entre as empresas privadas tem ganhado cada dia mais competividade. Engana-se quem pensa que o mercado é feito apenas da SpaceX, do Elon Musk. Outras startups ao redor do mundo já estão ganhando espaço e buscando inovar no lançamento de novos satélites.
Um exemplo disso é a AST SpaceMobile, que lançou no último ano o BlueWalker 3, o maior sistema comercial já colocado em órbita. Outro player importante é a Blue Origin, do milionário Jeff Bezos, que está se desenvolvendo seu sistema de satélites para competir com a SpaceX.
Para entender um pouco mais sobre o domínio de algumas empresas sobre a exploração espacial, o site Visual Capitalist preparou um infográfico sobre quais empresas possuem mais satélites.
Ao todo, a humanidade já colocou quase 7 mil satélites orbitando a Terra para desempenhar funções vitais como comunicação, navegação e pesquisa científica.
Dependendo da função, os satélites são colocados em órbitas de diferentes altitudes e formatos. As sondas de comunicação, por exemplo, estão a uma altitude de cerca de 36 mil km, enquanto os que fotografam a superfície do planeta ficam entre 100 e 200 km acima da superfície.
Por vezes é possível observar um satélite a olho nu quando este reflete a luz solar, o que faz com que pareça uma estrela vista da Terra.
Demanda por satélites aumentará ao longo da década
De acordo com dados da Union of Concerned Scientists, somente em 2022, ocorreram mais de 150 lançamentos, enviando novos instrumentos para o espaço.
Espera-se que a crescente procura de dados e o surgimento de novas tecnologias incentive a busca do mundo por mais satélites. Neste contexto, a previsão é que a procura de satélites quadruplicará durante a próxima década.