Tecnologia

“GTA: San Andreas”: código-fonte vazado é falso, diz desenvolvedor

Um desenvolvedor chamado "PliskinDev" encontrou arquivos ligados a um famoso grupo de ransomware; saiba mais detalhes

Grand Theft Auto: San Andreas”, um dos projetos mais bem-sucedidos da Rockstar Games, voltou aos assuntos mais comentados das redes sociais no último final de semana. O motivo? Ele teve seu código-fonte supostamente vazado.

Embora a detentora do título tenha um triste histórico de vazamentos, os novos arquivos estão disponíveis na internet e usuários podem baixar eles livremente. Entretanto, eles são, na verdade, falsos. Além disso, contêm arquivos ligados a grupo de ransomware.

O que houve com o “GTA: San Andreas

O perfil PliskinDev compartilhou a informação. Ele afirma atuar como desenvolvedor e engenheiro reverso. Nas imagens divulgadas no X, o antigo Twitter, é possível conferir que o arquivo relacionado ao game é muito pequeno, mesmo para um título lançado em 2004.

O que chama a atenção são dois arquivos maiores de 3,5 GB e 1,5 GB classificados como “Rhysida”. Para quem não está familiarizado com a expressão, ela se refere a um grupo de ransomware que coopta vítimas por meio de ataques de phishing. Ele sequestra dados confidenciais até que um resgate em dinheiro, normalmente em criptomoeada, seja pago.

A preferência da organização é por ataques a grandes empresas e governos. Aliás, entidades governamentais de República Dominicana, Chile e Portugal já foram alvos de ataques. Além disso, instalações como aeroportos e empresas do ramo de saúde dos Estados Unidos sofreram ataques desde que o grupo passou a atuar, em 2023.

A organização ficou bastante conhecida entre a comunidade gamer após o ataque contra a Insomniac e posterior vazamento de informações internas, incluindo dados e imagens inéditas do futuro game “Marvel’s Wolverine”. Ou seja, o grupo é uma grave ameaça à segurança cibernética em diversos países.

Por isso, é recomendável evitar o download dos supostos arquivos de “GTA: San Andreas” disponíveis na internet. Assim, caso queira jogar o game, procure meios oficiais para a realização do download para garantir sua segurança e a integridade de seus dados pessoais.

VEJA TAMBÉM:

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas