Games: Sony vira acionista majoritária da Kadokawa Corporation
A Sony se tornou a acionista majoritária da Kadokawa Corporation. O conglomerado de mídia japonês detentor de marcas importantes, como a FromSoftware, é o estúdio por trás do fenômeno “Elden Ring”. A empresa investiu o equivalente a US$ 320 milhões e agora possui aproximadamente 10% das ações.
“Por meio dessa aliança de capital e negócios, nos tornaremos o maior acionista da KADOKAWA, que cria consistentemente uma ampla variedade de PI, incluindo publicações e livros, como light novels e quadrinhos, bem como jogos e animes”, afirmou Hiroki Totoki, COO e CFO da Sony Group Corporation.
Recentemente, alguns rumores davam conta de que a dona da marca PlayStation estaria se preparando para realizar uma aquisição com enorme impacto na indústria dos games. No entanto, a compra definitiva não aconteceu e, mesmo com a Sony tendo maior participação na companhia, a Kadokawa seguirá atuando com total autonomia.
Algumas informações extraoficiais, no entanto, indicam que a Sony desistiu da aquisição após esbarrar nos altos valores que teria de desembolsar para fechar o negócio.
“Elden Ring” pode ir para outras mídias
Ainda não se tem muitas informações sobre como o investimento impactará nas relações entre as duas empresas. No entanto, no comunicado em que revela o novo aporte financeiro, a Kadokawa afirma que sua parceira poderá utilizar sua propriedade intelectual em adaptações para outras mídias.
O acordo pode abrir caminho para uma futura adaptação de “Elden Ring” para o audiovisual. Isso seria nos mesmos moldes da série “The Last of Us” ou do filme “Uncharted”, por exemplo. É importante destacar que a “God of War” também está em produção pelo Prime Video, mas não tem previsão de lançamento.
“Estamos muito satisfeitos em concluir este acordo de aliança de capital e negócios com a Sony. A expectativa é de que esta aliança não apenas fortaleça ainda mais nossas capacidades de criação de PI, mas também aumente nossas opções de mix de mídia de PI com o suporte da Sony para expansão global, permitindo-nos entregar nosso IP a mais usuários ao redor do mundo”, disse Takeshi Natsuno, CEO da Kadokawa Corporation.