História

Guerra em Israel: entenda o conflito com o Hamas em 5 filmes no streaming

Filmes e documentários abordam o conflito antigo entre israelenses e palestinos, e ajudam a entender a atual Guerra em Israel
Imagem: Twitter/Reprodução

No último fim de semana, o conflito entre israelenses e o grupo palestino Hamas deu início a mais uma Guerra em Israel, uma das mais graves das últimas décadas. Após 3 dias de ataques, centenas de pessoas morreram e milhares ficaram feridas de ambos os lados.

A disputa territorial na região se arrasta durante mais de meio século e já deixou milhões de pessoas desabrigadas e refugiadas aos longo os anos.

Tudo começou em 1947, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, após os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial. Sob mandato britânico, o conflito começou a tomar os moldes que vemos atualmente.

Israel foi reconhecido como país no ano seguinte. Desde então, há uma disputa por território, e vários acordos já tentaram estabelecer a paz na região, mas sem sucesso.

O Giz Brasil selecionou cinco filmes, que estão disponíveis nas plataformas de streaming, e que ajudam a entender um pouco mais sobre esse conflito.

Nascido em Gaza (2014) – Netflix

Este documentário, filmado logo depois dos ataques contra Gaza em 2014, mostra como a violência mudou a vida de crianças palestinas. O filme acompanha a história de cerca de dez crianças, contando como é a vida delas em meio ao conflito com Israel.

Omar (2013) – Netflix

Um drama político entrelaçado com a história de um casal apaixonado: o jovem padeiro Omar e Nadia, irmã de Tarek — um velho amigo que dirige uma célula de resistência nos territórios ocupados.

Os jovens se veem no meio do conflito entre o serviço secreto israelense e os guerrilheiros palestinos. Ambos são igualmente impiedosos. Porém, para visitar Nadia, Omar precisa escalar o muro construído para separar os territórios.

Munique (2005) – Amazon Prime

O filme, dirigido por Steven Spielberg, traz Eric Bana no papel de um agente da Mossad (serviço secreto israelense) que lidera uma equipe de assassinos buscando membros do grupo terrorista Setembro Negro.

Aliás, o filme é baseado em fatos reais. Em 1972, integrantes da célula terrorista haviam assassinado atletas israelenses que participavam das Olimpíadas em Munique.

Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra contra o Terror (2021) – Netflix

Esta é uma série documental original da Netflix dividida em cinco episódios, que acompanha os ataques terroristas lançados contra o World Trade Center, nos EUA, pela Al-Qaeda em setembro de 2001.

A série explora as origens da organização terrorista na década de 1980 até a resposta dos Estados Unidos no Oriente Médio após os ataques.

Paradise Now (2005) – Netflix

A obra conta a história de Said e Khaled, dois jovens amigos de infância de Nablus que foram recrutados para realizar um ataque suicida em Tel Aviv. O filme faz um contraste da pobreza da Palestina com a riqueza de Israel.

Muito além da Guerra em Israel, o longa mostra um lado mais humano dos dois amigos, mostrando suas famílias, amores e paixões. Em entrevista, o diretor declarou: “os políticos querem ver [o conflito árabe-israelense] como sendo preto-e-branco, bem e mal, mas a arte quer ver como sendo algo humano”.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas