_Ciência

Guerra em Israel: este mapa mostra evolução dos conflitos no Oriente Médio

Guerras, tratados e ocupações fizeram com que o território israelense mudasse ao longo do tempo. Este mapa mostra como

Imagem: Times of Israel/Reprodução

Após a escalada nos conflitos no último fim de semana entre o Hamas, grupo extremista palestino, e Israel, muito tem se falado sobre a disputa territorial entre as duas forças.

Historicamente falando, o conflito entre israelenses e palestinos se explica pelo controle da Palestina — região reivindicada por ambos os grupos. A disputa se arrasta durante mais de meio século, e já deixou milhões de pessoas desabrigadas e refugiados.

Para entender o conflito, é preciso voltar um pouco no tempo. Em 1947, os países da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiram estabelecer parte do território palestino como o Estado de Israel.

Mas isso não selou a paz, pelo contrário. Guerras, tratados e ocupações fizeram com que a forma do Estado judeu mudasse ao longo do tempo e se expandisse.

Imagem: Brainly/Reprodução

A grande mudança nas fronteiras aconteceu ocorreu 20 anos após a definição da ONU, em 1967. A região foi palco de um conflito conhecido como Guerra dos Seis Dias.

A Guerra acabou com Israel ocupando a Península de Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, Jerusalém Oriental e a maior parte das Colinas do Golã. Na prática, isso triplicou o tamanho do território sob controle israelense. O país judeu anexou Jerusalém Oriental, clamando que a cidade como um todo é a sua capital.

O que gerou o ataque de 2023?

Em um ataque que mobilizou mais de mil combatentes, o grupo Hamas fez a maior ofensiva contra Israel dos últimos 50 anos. O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou aproximadamente 5 mil foguetes.

O Hamas disse que a ofensiva foi motivada pelos “ataques crescentes” de Israel contra os palestinos na Cisjordânia, em Jerusalém e contra os palestinos nas prisões israelenses

“Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação na Terra”, disse o comandante militar do Hamas, Mohammad Deif, ao anunciar o início dos ataques neste sábado (7).

O grupo assumiu o controle da Faixa de Gaza em 2007, desde então travou quatro guerras contra Israel. O premiê de Israel Binyamin Netanyahu declarou guerra e disse que a facção pagará “um preço sem precedentes”.

Em resposta, Tel Aviv fez bombardeios aéreos contra o território palestino, deixando aos menos 232 mortos.

Cronologia dos conflitos na Faixa de Gaza

Sair da versão mobile