Guitarrista do Queen organiza festival de música para debater lixo espacial
Brian May, o lendário guitarrista do Queen — que também é famoso por ser astrofísico, com contribuições em pesquisas — está organizando um novo festival de música e ciência espacial. O projeto existe desde 2011 e deve ganhar uma nova edição no ano que vem.
O Starmus, festival que combina arte, música e ciência, quer elevar a comunicação científica, sobretudo em questões relacionadas ao espaço. Além de May, o evento foi criado pelo astrofísico armênio Garik Israelian.
O festival ocorre a cada dois anos desde sua criação – exceto em 2021 pela pandemia – sempre com um tema especifico sobre a exploração espacial. As três primeiras edições ocorreram em La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha.
A primeira edição comemorou os 50 anos do homem no espaço. Três anos depois, a segunda edição focou na criação moderna do cosmos. A terceira, a última em Las Palmas, homenageou Stephen Hawking e teve um dos momentos mais marcantes.
Além de performances de Brian May e de Rick Wakeman (Yes), a apresentação da banda Anathema contou com a participação especial do próprio Stephen Hawking. Durante o cover de “Keep Talking”, do Pink Floyd, Stephen Hawking interpretou partes faladas da música. Veja:
Também foi nessa edição que Brian May e Garik Israelian lançaram a medalha Stephen Hawking por contribuições para a comunicação científica espacial. Após as três primeiras edições, o festival passou a acontecer em outros países, como Noruega, Armênia e Suíça.
Edição especial em 2025
Neste ano, por exemplo, a sétima edição do Starmus ocorreu entre os dias 12 e 17 de maio, em Bratislava, na Eslováquia. O tema foi “o futuro do nosso planeta”, com debates sobre mudanças climáticas, ciência ambiental, inteligência artificial e cibersegurança.
A parte musical do festival foi marcada pela participação de Brian May no show dos reis do pop punk The Offspring, com o guitarrista tocando duas bandas. Aliás, incluiu um cover do Queen. Confira:
Os vencedores da medalha Stephen Hawking deste ano incluem Christopher Nolan e David Attenborough.
Por outro lado, no ano que vem, o Starmus voltará as Ilhas Canárias em uma versão especial do festival, que será mais “informativa da história”, com temas focando na questão de lixo espacial e na poluição a longo prazo.
Além disso, essa edição especial visa reconstruir a ilha de La Palma após a erupção do vulcão Cumbre Vieja, em 2021, que destruiu mais de 3 mil propriedades.
De acordo com um comunicado à imprensa, a organização do festival vai divulgar mais detalhes do evento em setembro.