Como o Pedro (um carioca de 15 anos!), com a ajuda de dois amigos chegou a isso? Ele basicamente criou um desvio enorme e engenhoso. Se eu entendi bem toda a explicação, o primeiro passo foi fazer o iPhone entender o PT-BR, e para isso ele aproveitou o Dragon Dictation, um app que reconhece muitíssimo bem a fala em português e é da Nuance, que provê a tecnologia do Siri.

O mesmo app, com um bocado de engenharia reversa, era capaz de pegar o conteúdo escrito em português, passar para inglês e criar um arquivo de áudio em inglês (lendo o texto). Através de uma interface para Mac chamada SiriProxy foi possível acessar os servidores do Siri com este novo arquivo de áudio. Como o caminho é bem mais longo, há um certo delay entre o que ele fala e a resposta (como você pode observar na parte acelerada do vídeo), mas o resultado é animador: o Siri entendeu a pergunta e respondeu, em texto, em português — a fala permanece em inglês, naquela voz que eu já acho meio assustadora/engraçadinha.

A conclusão do Pedro é que a Apple já tem a tecnologia para fazer o Siri funcionar em português, mas decidiu por algum motivo não incluí-la nesta primeira fase do Beta — ela nem é mencionada como línguas garantidas para 2012. Há outras razões para o atraso também: o Siri é tão esperto por usar bastante informações diretamente do Wolfram Alpha ou do Yelp (para recomendações de restaurante, por exemplo), e esse banco de dados por enquanto basicamente não tem informações relevantes em português, o que diminuiria a funcionalidade do recurso.

Pelo que o Pedro demonstrou, aparentemente o Siri já pode ser usado no mínimo para coisas mais básicas (como clima, calendário e outras tarefas do próprio celular) em português, mas ainda demora para ele virar um assistente de verdade e a Apple vender isso em suas campanhas de marketing. De todo modo, antes um Siri manco que nenhum Siri, certo?

Vale dar uma passada lá no blog do Pedro para ver a explicação do hack, com direito a anotações no vidro dignas de cientista maluco. Ele prometeu que tão logo o jailbreak para o iPhone 4S saia ele disponibilizará uma maneira de fazer o Siri entender o português. Falar é outro papo — o cachê da Claudinha ainda está sendo discutido.