Halle Bailey se emociona com crianças negras se identificando com sua “A Pequena Sereia”

“Isso significa o mundo para mim”, disse a atriz Halle Bailey, que interpreta a protagonista do filme. “A Pequena Sereia” estreia dia 26 de maio de 2023 nos cinemas. Confira as reações
A pequena sereia
Imagem: Reprodução/Disney

Recentemente a Disney divulgou o primeiro teaser de um dos filmes mais aguardados do ano, o live-action de “A Pequena Sereia”, que terá Halle Bailey como Ariel. Conforme o Giz publicou, o vídeo em inglês sofreu uma chuva de dislikes no YouTube.

whatsapp invite banner

Só que, por outro lado, muitas crianças se viram representadas com uma protagonista negra vivendo a jovem sereia. E isso emocionou Halle. Acompanhe:

Ao longo do fim de semana, pais gravaram a reação das crianças ao verem o trailer, mostrando como elas ficaram encantadas e se animaram ao saber que a Ariel também é negra no filme.

“Ela é preta!”, celebrou uma menina, boquiaberta com o vídeo. “Ela é marrom que nem eu, mãe!”, disse outra pequena que viralizou.

A emoção da atriz

Os vídeos chegaram à própria Halle Bailey, que compartilhou um compilado por meio das redes sociais.

“As pessoas têm me enviado estas reações durante todo o fim de semana e estou verdadeiramente admirada. Ver as reações destas crianças me deixa tão emocionada. Isso significa o mundo para mim. Obrigado a todos pelo apoio inabalável”, escreveu a atriz.

Confira a publicação:

https://www.instagram.com/reel/CibH4Uugc-b/?utm_source=ig_web_copy_link

Ataques racistas

Embora Halle tenha se emocionado com os vídeos, ela também teve que enfrentar uma série de críticas por ter sido escalada para o papel, que é representada como uma jovem branca na animação da Disney de 1989.

O live-action tem sido alvo de ataques racistas desde que Bailey foi anunciada como Ariel. A atriz e cantora negra, desagradou alguns fãs que esperavam uma versão mais fiel do desenho animado.

Porém, a Disney e os envolvidos no projeto vêm defendendo a escolha da artista desde o anúncio oficial feito ainda em 2019, lembrando aos críticos de que sereias não existem de verdade. Além disso, muitos fãs também se mobilizam na internet para defender Halle para o papel, apontando como uma das cantoras mais promissoras de sua geração.

O caso de racismo foi tão grave, que levou um usuário do Twitter a ser suspenso depois de promover uma suposta inteligência artificial capaz de “embranquecer” a protagonista de “A Pequena Sereia”.

O perfil @vandalibm divulgou uma nova versão do trailer na qual Bailey é substituída por uma atriz branca, criada como deepfake. Segundo ele, o vídeo era resultado de uma IA criada por outro usuário, @TenGazillionIQ, que ele classificou como um “criador de memes e cientista de IA”.

“Ele consertou A Pequena Sereia, e transformou a atriz lacradora em uma garota ruiva e branca. Ele pode consertar o filme inteiro quando estrear usando 4x A600 [quatro unidades de processamento gráfico A6000, da NVidia, uma das mais poderosas do mercado] em menos de 24 horas”, afirmou o perfil na publicação.

Acusado de racismo, o usuário ainda tentou se defender: “Isto é apenas para propósitos educacionais, por favor não interprete erroneamente de um jeito racista”, disse @vandalibm, que foi suspenso pelo Twitter.

A conta do suposto cientista de inteligência artificial @TenGazillionIQ, que também comentou na postagem, está temporariamente indisponível por “violar as políticas da plataforma”, segundo o Twitter.

Detalhes do filme

Dirigido por Rob Marshall, “A Pequena Sereia” traz um elenco de destaque com Halle Bailey, Melissa McCarthy, Jonah Hauer-King, Jacob Tremblay, Awkwafina, Javier Bardem e Daveed Diggs. Além disso, Lin-Manuel Miranda e Alan Menken apresentam músicas originais e inéditas para a versão live-action.

O longa está sendo anunciado como uma releitura do clássico musical de animação que foi vencedor do Oscar em 1989. A nova versão de “A Pequena Sereia” tem estreia prevista para 26 de maio de 2023 nos cinemas. Veja o trailer abaixo:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas