A NASA não deixou de comemorar o Halloween. Nos últimos dois dias, a agência espacial americana selecionou fotografias astronômicas, digamos, um tanto assustadoras como “Fotografias Astronômicas do Dia”. Veja abaixo os registros.
Um fantasma nebuloso
Na última segunda-feira (30), a Fotografia Astronômica do Dia mostra a Nebulosa do Fantasma. Apesar de ser apenas uma nuvem interestelar de poeira e gases, a formação parece um fantasma perambulando pelo espaço.
A imagem é de autoria de Bogdan Jarzyna. Dentro da nebulosa, há uma região de formação estelar. Isso quer dizer que, provavelmente, existem estrelas jovens por ali.
A Nebulosa do Mago
Ainda celebrando o clima místico e misterioso do Halloween, a NASA selecionou a imagem de outra nebulosa na última terça-feira (31).
Nesta Fotografia Astronômica do Dia, é possível ver a interação de estrelas, gás e poeira espacial, que cria uma forma semelhante a de um feiticeiro, ou um mago. “Talvez uma homenagem adequada a esta antiga festa seja esta visão ampliada da Nebulosa do Mago”, disse o fotógrafo Richard McInnis.
Segundo o especialista, a imagem remete a origem do Halloween, que é antiga e astronômica. Na descrição da fotografia, McInnis explica que desde o século 5 a.C. as pessoas celebram a festa como um dia no meio do caminho entre um equinócio e um solstício.
O equinócio é um fenômeno que acontece quando o Sol está diretamente sobre a Linha do Equador e, com isso, faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração.
Já o solstício ocorre quando o Sol está em sua maior declinação em relação à Linha do Equador — no verão, isso gera o dia mais longo do ano, enquanto no inverno, gera a noite mais longa do ano.
Dessa forma, o autor da foto celebra com sua imagem a ligação histórica entre a comemoração do Halloween e a astronomia.