Ontem, nós vimos o conceito Slate da Dell pela primeira vez. Hoje, conseguimos brincar de verdade com ele. E ele se chama Mini 5.

Especificações que sabemos: Android personalizado, entrada para chip (ele faz ligações), Wi-Fi, Bluetooth. E a tela de 5 polegadas tem suporte completo a multitoque.

Na mão, ele é bem leve e confortável de se usar. A tela responde com agilidade, e a interface de ícones da Dell é uma apresentação intuitiva do Android.

Dá pra sentir que ele é feito de plástico, mais que o iPod Touch. Mas ele era perfeitamente sólido pelo que nós pudemos ver. Fazer uma ligação transforma o Mini 5 em um celular gigante, e faz lembrar daquele netbook que virou celular, mas a Dell espera que os clientes optem por usar um headset.

A função inesperadamente ótima? A câmera de 5 megapixels. O Dell Mini 5 tem uma tela de 5 polegadas, e a imagem da câmera ocupa a tela inteira. É uma implementação estranhamente satisfatória de uma câmera, de um jeito meio super-size.

Meu modelo não estava conectado à web, então eu não pude testar o navegador. E meu teste hands-on foi mais que limitado (e sinceramente, um pouco apressado), então não posso falar com sinceridade sobre outras funções.

Mas deixe-me dizer isto: eu gosto do Mini 5. E eu ouso dizer que o software da Dell — a versão do Android que vem no minitablet — pode ser tão ou mais impressionante que o próprio hardware. Não tenho certeza se eu preciso de este ou de qualquer tablet de 5 polegadas, mas quer saber de uma coisa? Eu vou dar uma chance para eles mesmo assim.