Todo bom barbeador elétrico tem três funções: remover a barba, aparar a barba, e dar um formato à barba. Ela nem sempre cresce de maneira uniforme, e exige algum trabalho para que o homem não pareça um protótipo de Chewbacca.

No entanto, muitos barbeadores têm problema em deixar sua barba do jeito certo. Onde ele começa a cortar: no ponto de contato com a pele? Um pouco abaixo? Onde?! A Philips quer resolver este problema… com lasers.



SONY DSC

O StyleXpert Beardtrimmer 9000 (eita) funciona com ou sem fio, e uma hora de carga oferece uma hora de funcionamento. Ele tem um acessório, que vai por cima das lâminas, que permite regular o comprimento desejado para a barba: basta girar a parte metálica em seu corpo. São 17 opções, e a que você escolher aparece em um pequeno display LED; ele também mostra o nível da bateria.

Até aí, ele é bastante normal. Mas há uma parte dourada atrás da lâmina. Pressione-a, e você levanta a mira laser. Ao aproximar o barbeador do rosto, ele mostra exatamente onde ele começará a cortar. Se você esperava por remoção de barba a laser em casa, sinto desapontá-lo.

SONY DSC

Eu experimentei, e o laser funciona. Com o acessório para aparar a barba, o Beardtrimmer 9000 foi bem preciso: nesse caso, fica difícil saber exatamente onde o barbeador está tocando seu rosto, e o laser ajuda bastante.

Mas sem o acessório, o laser não tem muita utilidade, por dois motivos. Primeiro, porque nesse caso dá para ver claramente onde o barbeador toca a sua pele – o laser não é necessário.

Segundo, porque quando eu removi a barba sem usar o acessório para aparar, o Beardtrimmer 9000 pareceu cortar um pouquinho abaixo do nível indicado pelo laser. É uma diferença bem pequena, mas que consigo notar depois de tantos anos ajeitando minha barba com uma gilete comum.

SONY DSC

Ah, sim: o laser é seguro? Uma representante da Philips disse que sim, você pode apontá-lo para o olho sem causar danos. “Mas não é para deixar o laser no olho!” Tá bom, moça.

No fim, parece que o laser é mais um truque para chamar a atenção de quem estiver em busca de um barbeador novo. O StyleXpert Beardtrimmer 9000 custa US$ 100 nos EUA; um modelo similar da Philips, sem o laser, sai por US$ 60.

O Gizmodo Brasil viajou para Berlim a convite da Philips.