por Felipe Ventura

No ano passado, notamos como o mundo enfim havia reconhecido o potencial do Microsoft Surface: Lenovo, Dell e HP lançaram dispositivos 2-em-1 com Windows e teclado destacável que poderiam funcionar como tablet ou laptop. Agora é a vez da Samsung.

Leia mais sobre a CES 2016:
>>> Como é usar a geladeira inteligente da Samsung com tela de 21,5 polegadas
>>> LG K7 e K10: uma tentativa de ganhar espaço entre smartphones intermediários

O Galaxy TabPro S tem apenas 6,3 mm de espessura e pesa 693 gramas. Apesar de fino, a Samsung promete 10,5 horas de autonomia e recarga completa em apenas duas horas e meia.

samsung galaxy tabpro s (5)

Ele usa um processador Intel Core M3 da geração Skylake e dispensa ventoinha. No meu teste, ele abriu apps rapidamente, mesmo estando conectado a um monitor maior, usando-o como uma extensão da tela. São 4 GB de RAM e 128/256 GB de armazenamento.

Este é o primeiro tablet com Windows – Home ou Pro, você escolhe – a ter uma tela AMOLED. São 12 polegadas e 2160 x 1440 pixels. Eu gosto bastante de telas AMOLED, então esta aqui me agradou muito, com forte contraste e cores que saltam aos olhos.

Por ser voltado para produtividade, o TabPro S conta com um adaptador multiportas (HDMI, USB comum e USB Type-C), mais uma caneta Bluetooth opcional que não foi demonstrada.

samsung galaxy tabpro s (3)

E temos o grande destaque: a capa com teclado. Ela é bem fina, e se prende magneticamente à traseira do tablet (na área da câmera) e à base, onde há pinos Pogo que transmitem dados e energia – não é preciso usar Bluetooth nem recarregar o acessório separadamente.

samsung galaxy tabpro s (4) samsung galaxy tabpro s (6)

No modo laptop, há dois ângulos possíveis para a tela: um para a mesa, e outro para seu colo. Ainda assim, o tablet fica meio bambo quando você digita no teclado, especialmente se ele não estiver sob uma superfície rígida – há uma parte mole na traseira da capa, onde ela se dobra ao meio para fechar.

samsung galaxy tabpro s (2)

As teclas não têm espaçamento entre si e ficam muito juntas, o que pode causar erros de digitação. O trackpad, por outro lado, é largo, clicável e preciso.

samsung galaxy tabpro s (8)

A Samsung também demonstrou um recurso interessante: com o app Continuity no smartphone, você pode desbloquear o TabPro S usando sua digital. Basta instalar o app, parear os dispositivos e usar a digital – tudo funciona bem rápido, e você não precisa inserir senhas.

O Galaxy TabPro S será lançado globalmente a partir de fevereiro, ainda sem preço definido.

Veja abaixo os principais lançamentos da CES 2016:

O Gizmodo Brasil viajou para Las Vegas a convite da Samsung.