No começo do ano a Sony lançou a SmartBand, uma pulseira inteligente com foco em monitorar a vida do usuário. E ela já foi atualizada: agora, com a SmartBand Talk, a Sony adicionou voz e uma tela e-ink à pulseira inteligente.

Gizmodo

O dispositivo é simples. A SmartBand original era uma pulseira de borracha com um pequeno cérebro de plástico escondido, e tudo era controlado com base em toques e um botão. De certa forma, a SmartBand Talk segue esse conceito, mas com uma tela e-ink e um botão para controle de volume. Sim, você pode aumentar ou diminuir o volume da música no seu smartphone a partir do dispositivo no seu pulso. E também pode fazer chamadas a partir dele, que conta com um microfone e um alto-falante.

Gizmodo

Enquanto o botão maior controla o volume, o inferior cuida das ações da SmartBand Talk. Aperte-o para trocar de tela – da inicial com relógio para reprodução de música, ou informações sobre o tempo, ou para ligar para amigos. Você pode selecionar quais dessas telas podem ser acessadas pelo dispositivo a partir do app da SmartBand (disponível para dispositivos com Android 4.4).

Gizmodo

Como o nome do dispositivo sugere, a sua voz é bastante importante para a SmartBand Talk. De fato, ela conta com controle por voz. Selecione a tela “voice control”, dê um toque na região do display e-ink, espere um retorno sonoro, faça uma pergunta simples para o dispositivo (que horas são, por exemplo, ou previsão do tempo para o dia), toque novamente a tela, e uma voz robótica dará a resposta.

smartband2

Parece um pouco confuso, e eu tive um pouco de dificuldade até conseguir fazer isso funcionar. O toque dado na tela tem que ser meio forte – não é uma touchscreen – e só consegui ouvir o retorno sonoro ao posicionar o dispositivo bem próximo ao meu ouvido. Depois, precisei rapidamente mover meu braço até a minha boca para fazer a pergunta, tocar novamente a tela, mover novamente a SmartBand até meu ouvido para assim ouvir a resposta. Demorou, mas eu consegui.

Gizmodo

Assim como a SmartBand original, a Talk também aproveita o app Lifelog, da própria Sony, para monitorar todos os aspectos da sua vida – seu sono, seus passos, quando tempo você passa assistindo filmes, quanto ouve de música, quanto conversa com os outros. No caso da Talk, sua principal utilidade está na parte de atividades físicas. Toque a tela quando estiver no relógio para receber informações básicas sobre quantos passos deu no dia, por exemplo, ou quantas calorias gastou. Para quem gosta de correr, o gadget pode ser bem útil, assim como para aqueles que são viciados em fazer tracking da vida.

O Gizmodo Brasil viajou para Berlim a convite da Samsung