O Oculus Quest está disponível há alguns meses, e embora Mark Zuckerberg tenha dito ao pessoal presente durante o Oculus Connect 6 que o Facebook está vendendo headsets autônomos (que não têm fios conectados a ele) o mais rápido quanto a empresa consegue produzi-los, a companhia planeja adicionar alguns dos principais recursos agora, incluindo rastreamento manual e conexão com PC em duas atualizações futuras separadas.

Para o Facebook e a Oculus, o objetivo para estas atualizações é expandir as capacidades de seus dispositivos atuais, além de abrir caminho para uma plataforma mais rica e imersiva no futuro. Portanto, além dessas atualizações, o Facebook também prometeu que qualquer conteúdo atual projetado para o Oculus Quest será compatível com os novos headsets Oculus VR lançados no futuro.

Recurso de monitoramento de mãos do Oculus Quest

Sobre o rastreamento manual, Zuckerberg disse que embora os controles Touch do Quest atual tenham ajudado bastante as pessoas a se mover e interagir com as coisas no espaço virtual, elas ainda são uma espécie de empecilho no caminho para a realidade virtual verdadeiramente intuitiva.

No entanto, ao usar as câmeras embutidas no Oculus Quest, o Facebook descobriu uma maneira de seu headset VR independente rastrear suas mãos sem nenhum hardware adicional, o que deve tornar as experiências de realidade virtual ainda melhores e, ao mesmo tempo, reduzir o número de acessórios adicionais ou complementos necessários para experimentar a realidade virtual. O Facebook diz que o recurso será disponibilizado no “início de 2020”.

Enquanto isso, para quem sempre quis reproduzir algumas experiências de realidade virtual baseada na realidade virtual em PC da Oculus, mas não tinha um headset compatível, uma outra atualização a ser liberada em novembro deste ano permitirá que os usuários vinculem um Oculus Quest a um PC simplesmente conectando-o através de um cabo USB-C. Isso basicamente transforma o Oculus Quest em um substituto para o Oculus Rift original e o Rift S atualizado que foram colocados à venda no início deste ano.

Recurso Oculus Link da Oculus

Durante a apresentação, Zuckerberg disse que praticamente qualquer cabo USB-C padrão funcionaria, mas para quem quer ter certeza de que seu cabo é totalmente suportado, a Oculus também estará fabricando um cabo oficial para conectar o Quest a um PC.

A atualização da conexão, chamada Oculus Link, deve ser disponibilizada em novembro, enquanto a atualização do rastreamento manual não está programada para estar disponível até o início do próximo ano.