_Marte

Perseverance solta o helicóptero Ingenuity, que sobrevoará o céu de Marte

Será a primeira vez que um veículo do tipo helicóptero fará um voo pelos céus de outro planeta além da Terra.

Imagem: NASA

Imagem: NASA

O rover Perseverance já está em Marte há alguns dias e as pesquisas no solo marciano estão apenas começando. Agora, o robô deve ampliar o campo de estudo com o lançamento de um pequeno helicóptero para sobrevoar o planeta. O anúncio foi feito pela conta oficial da missão da NASA no Twitter.

A imagem divulgada nesta terça-feira (21) foi capturada no último fim de semana. A foto mostra que o Perseverance desprendeu uma tampa que protegia o mini helicóptero chamado Ingenuity, que até então viajava preso à “barriga” do rover. Apesar de estar mais livre, o helicóptero, que pesa cerca e 1,8 kg, ainda não se moveu pelos ares — algo que só deve acontecer na primeira semana de abril.

“O escudo de destroços vai embora, e aqui está nossa primeira olhada no helicóptero. Ele está guardado de lado, dobrado e travado no lugar, então há um origami reverso a ser feito antes que eu possa colocá-lo no chão. Primeiro, porém, irei para o designado ‘heliporto’, a alguns dias dirigindo daqui”, escreveu o perfil da Perseverance na rede social.

Depois que os voos do Ingenuity forem concluídos, o Perseverance vai se concentrar em seu principal objetivo no planeta Marte: procurar por sinais de vida e coletar amostras para um futuro retorno à Terra. Um dos destinos principais do rover é a cratera Jezero, que possui 45 quilômetros de largura e, segundo cientistas da NASA, pode ter sido o local que algum dia já foi um gigantesco lago, há bilhões de anos.

Esta será a primeira vez que um helicóptero sobrevoará os céus de outro planeta que não seja a Terra, e devem ajudar a NASA não apenas no estudo de Marte, mas também no desenvolvimento de tecnologias para futuras missões no Planeta Vermelho, inclusive aquelas envolvendo seres humanos. Após a Ingenuity, o Perseverance pretende testar o MOXIE (“Experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio de Marte”, na tradução livre), um instrumento projetado para gerar oxigênio a partir da fina atmosfera marciana, que por sua vez é dominada por dióxido de carbono.

[Space]

Sair da versão mobile