Hoje (25) é o Dia Mundial do Pinguim: data tem explicação científica
Hoje, dia 25 de abril, é comemorado no mundo todo o Dia do Pinguim. A data tem o objetivo de conscientizar a importância dessas aves e os desafios que elas têm enfrentado ao longo dos anos em seus habitat naturais.
Mas por que a comemoração do pinguim é hoje?
Essa data foi criada por cientistas de uma estação chamada McMurdo, centro de pesquisa norte-americano na Ilha Ross, na Antártida. Eles notaram que muitos da espécie pinguins-de-adélia retornavam todos os anos, justamente no dia 25 de abril, ao mesmo local de partida. Posteriormente, iniciavam seus rituais de acasalamento.
Os pinguins são animais muito conhecidos e adorados por sua aparência e habilidades únicas. São passáros marinhos, encontradas principalmente no Hemisfério Sul, Por conta de suas asas curtas, não podem voar e passam quase toda sua vida dentro d’água.
Essas pequenos animais tem enfrantado diversos problemas, como as mudanças climáticas, poluição, derramamento de óleo, pesca excessiva e a perturbação humana.
O aquecimento global, por exemplo, afeta diretamente suas vidas, pois dependem do gelo para se alimentar e se reproduzir. O derretimento do gelo marinho está causando uma diminuição da população de pinguins e no futuro pode levar até mesmo à extinção da espécie.
Além disso, a pesca excessiva em áreas onde vivem os pinguins podem reduzir o suprimento de alimentos, prejudicando sua sobrevivência e reprodução. Bem como a poluição, contaminação por plástico e de outros substâncias químicas, que afetam qualidade da água e prejudicam a saúde dos pinguins e também de outras espécies marinhas.
Para comemorar o Dia Mundial do Pinguim, organizações mundias dedicadas à causa animal têm se empenhado em promover iniciativas pra proteger os pinguins e garantir a sobrevivência dessas espécies. É de extrema importância as promoções dessas práticas de conservação ambiental, além de reduzir a poluição e trabalhar para mitigar as mudanças climáticas.