Não vai ter jeito, ainda não nos livraremos do notch em 2019. Ele ainda estará presente, mas de uma forma diferente: parecido com um olho. Se os rumores estiverem certos, esse visual será adotado pela Samsung no Galaxy S10 e diversos outros aparelhos devem seguir a tendência. Uma das primeiras, senão a primeira, fabricante a abraçar essa ideia foi a Huawei, com o Honor View 20.

A gente tinha comentado sobre o smartphone por aqui e tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente no estande da companhia na CES 2019. Usando essa solução, a parte frontal é muito bem aproveitada. As bordas são mínimas no visor de 6,4 polegadas e dá para dizer que esse notch fica mais feio na foto do que na vida real.

Após alguns minutos mexendo no celular, dá para ir se acostumando, assim como o notch tradicional. A vantagem é que ele é ligeiramente mais discreto. Continuo com um leve ódio pelo notch em geral, seja ele qual for, mas é preciso saber conviver com eles – afinal, não tem muita saída entre as grandes marcas de celulares.

O Honor View 20 promete ainda uma baita câmera. Não deu para testar com cuidado durante a feira, afinal nem tinham objetos para testar os sensores. Mas os números são de respeito: o sensor traseiro do aparelho terá 48 megapixels e a Huawei (a dona da marca Honor) diz que quer tirar fotos dignas de câmeras profissionais DSLR.

Para isso, eles colocaram um sensor Sony IMX586, que tem 1/2 polegada e é fisicamente maior do que outros sensores. A empresa adotará ainda a tecnologia que combina pixels em ambientes escuros enquanto diminui a resolução total da foto, para diminuir ruídos e entregar um resultado melhor. A câmera frontal tem 25 megapixels.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2019

O aparelho vem com o processador Kirin 980, que é desenvolvido pela própria Huawei. O chip tem duas NPUs (unidades de processamento neural) para tarefas de inteligência artificial e um ISP duplo (processador de sinal de imagem) para lidar com o processamento das fotos. Há variantes com 6 ou 8GB de RAM e 128GB ou 256GB de armazenamento.

Chama a atenção ainda o acabamento da traseira desse aparelho. Se tem uma coisa que a Huawei sabe fazer, são traseiras bem bonitas. Eles apostam em cores vibrantes e uns efeitos holográficos.

O Honor View 20 foi lançado na China no dia 26 de dezembro. Haverá ainda um modelo global que será anunciado em Paris no dia 22 de janeiro de 2019.

Siga o Gizmodo Brasil no Instagram para acompanhar curiosidades e as últimas novidades da CES 2019!

O jornalista viajou para Las Vegas a convite da CTA, empresa que organiza a CES.