Este é o segundo ano seguido que o Brasil não adota o horário de verão. Mesmo assim, alguns celulares podem estar desatualizados e, por isso, adiantar o relógio à meia-noite deste domingo, 1º de novembro. Por isso, fique atento e saiba como resolver essa questão.

Quem faz o alerta é o Google, que dá instruções de como evitar o problema. Segundo a empresa, o Banco de Dados Global da IANA (Autoridade para Atribuição de Números de Internet) foi atualizado com as mudanças recentes, mas alguns aparelhos podem não ter recebido o novo arquivo. Assim, eles ainda estariam com as instruções antigas, que consideram que o horário brasileiro de verão começa no primeiro domingo de novembro — também conhecido como amanhã.

O Google diz que aparelhos com Android anterior à versão 10 têm mais chance de passar pelo problema. No entanto, é bem fácil evitar que isso aconteça:

  1. Entre em Configurações.
  2. Vá até Sistema e procure a opção Data e Hora. (Em alguns aparelhos, talvez não haja a opção Sistema antes de Data e Hora.)
  3. Desative as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático.

Apesar de o alerta vir do Google e ser voltado ao Android, as instruções não devem ser muito diferentes para aparelhos de outras marcas e com outros sistemas. O importante é garantir que o dispositivo esteja configurado para não mudar a hora sozinho — isso deve ser suficiente para evitar que ele se confunda.

Este é o terceiro ano seguido que o horário de verão pode causar problemas em dispositivos eletrônicos. Em 2019, o problema era similar ao deste ano, já que o Brasil havia deixado de adiantar seus relógios.

Já em 2018, o País teve horário de verão, mas ele começou fora da data habitual, passando do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro. Como foi a primeira mudança em muito tempo, naquele ano dispositivos adiantaram seus relógios no dia errado, pegando algumas pessoas de surpresa. Agora, estamos todos espertos.

De qualquer jeito, fique espero para não perder compromissos nem jogar fora uma preciosa hora de sono.